Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 1: Resistindo à pressão do Mundo
Lição 12: Namoro no Tempo Certo
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Namoro
no Tempo Certo.
- Em seguida, para
introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O tempo certo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O tempo certo
Objetivos:
Ilustrar a importância das
prioridades na vida do adolescente.
Refletir sobre o tempo
adequado para o namoro.
Material:
02 vasos transparentes de
tamanho pequeno ou médio.
Aproximadamente ½ kg de
arroz cru
04 bombons tipo serenata de
amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Procedimento:
Observação Importante! Façam
esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e
bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
- Apresentem 01 vaso, os
bombons e o arroz.
- Falem:
O vaso vai representar sua
vida e suas atividades.
Os chocolates vão
representar as atividades mais importantes.
- Falem: Acabamos de estudar
que há tempo para todas as coisas, mas a prioridade para o adolescente deve
ser:
Amizades
Igreja
Estudos
Lazer
Para cada uma destas
prioridades, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a
quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão
ultrapassar a borda do vaso.
- Apresentem o arroz e
perguntem:
Esta quantidade de arroz
cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).
- Coloquem, com cuidado, o
arroz até a borda.
Agora falem: esta parte de
arroz representa as atividades menos importantes, além daquelas já apontadas
como prioridades.
Falem: Perceberam que coube
tudo? E se fizermos os processo inverso?
- Agora, peguem o outro
vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do
procedimento anterior.
O que aconteceu?
Os bombons não couberam
totalmente no vaso.
Falem: O arroz colocado em primeiro lugar
representa alguma atitude que não é prioritária, ficando o que é prioritário
com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a
importância do que é prioritário na vida do adolescente. Enfatizem que o tempo
para o namoro vai chegar no tempo certo, mas não agora nesta idade.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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