Jovens:
Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Lição
12: A educação secular em tempos trabalhosos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A educação secular em tempos
trabalhosos.
- Depois, utilizem a dinâmica “A Pressão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Pressão
Objetivo:
Refletir como deve ser o posicionamento do cristão diante da pressão dos amigos
que faz oposição aos valores cristãos.
Material:
10 bexigas
Procedimento:
- Dividam a turma em 02
grupos.
- Para o grupo 01, orientem
para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em
seguida eles devem escrever nos balões valores cristãos, extraídos das Bíblia.
- Para o grupo 02, orientem
para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em
seguida eles devem escrever nos balões valores ou ideias não cristãs de outras
religiões, que eles são pressionados a acreditar ou realizar.
- Depois, o grupo 01 deve
fechar bem o círculo de modo que não haja espaços para alguém entrar. Os balões
devem ficar dentro do círculo e os componentes vão defender seus valores, não
deixando que pessoas do grupo 02 penetrem e/ou coloquem outras bexigas com
outros valores.
- O grupo 02 deve fazer um
círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o círculo do grupo 01 e
colocar outras bexigas com valores diferentes.
- Depois da realização dessa
atividade, perguntem:
O que podemos tirar de lição
com esta atividade?
Como foi o ataque e a defesa
dos dois grupos?
Quais as dificuldades para
defender os valores cristãos?
Como o grupo 01 se sentiu
pressionado pelo grupo 02?
- Depois, peçam para que
eles leiam quais os valores do grupo 01 e do grupo 02.
- Para finalizar, enfatizem
a importância de conhecer e saber defender os valores cristãos diante das
influências dos colegas.
“... e estai sempre
preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão
da esperança que há em vós”(1 Pe 3:15).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário