Juvenis
– Currículo do Ano 3: A Igreja, Corpo de Cristo
Lição 11: A
Igreja e suas Denominações
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Igreja e suas
Denominações.
- Para iniciar a aula,
utilizem a dinâmica “A unidade do corpo
de Cristo”.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
A Unidade do corpo de Cristo
Objetivo:
Refletir sobre a importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de
papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04
tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício,
estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição
abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois
grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco,
utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas
trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que
as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11
pessoas):
- Cada componente desenhará
uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é
recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco,
recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02
para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem
o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com
partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com
as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme,
desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são
diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado
melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do
trabalho.
O Grupo 02 tem um mau
resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos
extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade
e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo, mesmo diante de várias
denominações existentes.
4 – Para concluir, leiam: I
co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário