Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó
Lição 02: Quem Era Jó
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Quem Era Jó.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apliquem a dinâmica “
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jó – Ter e ser: eis a questão!
Objetivo: Estudar sobre o
personagem Jó, através de 02 palavras: TER e SER.
02 cartolinas
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Coloquem as 02 cartolinas
lado a lado, diante da classe.
- Falem: Vamos estudar na aula
de hoje sobre o personagem bíblico Jó. À medida que formos explanando o conteúdo,
vamos preencher nestas cartolinas palavras que se refiram a TER ou SER.
- Então, escrevam a palavra
TER numa cartolina e SER na outra.
- Orientem que:
TER: faz referência a bens
materiais
SER: faz referência a valores
éticos, morais, espirituais, relacionamentos.
- Falem: Fiquem atentos,
porque precisamos preencher vários itens.
- Ao final da aula, enfatizem
que Jó era um personagem que possuía muitos bens materiais, mas não relegava os
bens referentes ao “ser”. Sua prosperidade era dupla.
- Falem: Muitas pessoas dão
ênfase ao TER mais que ao SER. Que tal exercitar
o equilíbrio?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário