RSS

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Dinâmica sobre Abigail

Dinâmica: Abigail, uma mulher sábia

Objetivos:

Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos, através do exemplo de Abigail

Estudar sobre as consequências dos conflitos e como evitá-los.

Material:

01 copo

Água

01 bandeja

Procedimento:

- Escrevam no quadro a expressão “Foi a Gota D’água!”

- Perguntem: O que significa esta expressão?

Aguardem as respostas.

As respostas devem ser em torno de algo que faz com que alguém perca seu limite e paciência de suportar uma situação, então, há uma desestabilização emocional, havendo desencadeamento de atitudes variadas, inclusive gerando  contenda.

- Apresentem o copo com um pouco de água.

- Falem: Esta demonstração pode representar esta situação.

- Coloquem mais água no copo e falem: Vão acontecendo situações que nos causam estresse e vão se avolumando(coloquem mais água no copo, deixando muito cheio, quase transbordando).

- Falem: Mas, uma gota d’água pode fazer o copo transbordar(agora, coloquem um pouco de água e copo transbordará, usem a bandeja para não cair água no chão).

- Falem: Assim também acontece com a gente. Às vezes uma palavra, uma cara feia, pode ser a gota d’água e desencadear uma discussão, uma contenda.

- Peçam para que pelo menos 02 alunos falem sobre uma situação que foi a gota d’água que iniciou um conflito. Podem relatar também sobre atitudes que poderiam ter evitado a situação ou minimizado o problema.

- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma situação de conflito provocada por Nabal com Davi. Mas, Abigail, esposa de Nabal, interveio de forma corajosa, prudente, pacificadora e sábia, modificando a situação.

- Agora, iniciem o estudo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: