RSS

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Juvenis – Avivamento para a Juventude

Lição 04: Despertamentos Espirituais na Inglaterra

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Despertamentos Espirituais na Inglaterra.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Avivamento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Avivamento

Objetivo: Concluir o estudo sobre o avivamento.

Material:

01 isqueiro

01 vela para cada aluno

Procedimento:

- Falem: O avivamento pode ser representado pelo fogo, pois é símbolo da atuação do Espírito Santo.

- Leiam At.2.1-4:

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.

- Falem: Estudamos hoje sobre o avivamento que ocorreu na Inglaterra através de John Wesley e outros. Era apenas um chama(nesse momento acendam um isqueiro), que se espalhou por vários lugares e países.

- Entreguem uma vela para cada aluno.

- Falem: A vela representa você. Mas para acendê-la precisamos de fogo.

- Falem: A chama do avivamento deve estar sempre acesa dentro de cada cristão(nesse momento, acendam as velas dos alunos com o isqueiro).

Em seguida, cada aluno deve colocar sua vela numa mesma bandeja em pé e ainda acesa.

Cuidado com problemas de queimadura com os pingos da vela ou da chama.

- Falem: Vemos aqui várias chamas acesas, através da chama que deu início ao avivamento.

- Concluam, falando: Sejamos despertados pela chama do Espírito Santo para um avivamento contínuo.

Observação: As velas só deverão ser apagadas após o término da aula.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: