Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 04: Despertamentos Espirituais na Inglaterra
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Despertamentos Espirituais na Inglaterra.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você
apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Avivamento”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Avivamento
Objetivo:
Concluir o estudo sobre o avivamento.
01
isqueiro
01
vela para cada aluno
Procedimento:
-
Falem: O avivamento pode ser representado pelo fogo, pois é símbolo da atuação
do Espírito Santo.
-
Leiam At.2.1-4:
“Ao
cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de
repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa
onde estavam assentados. E apareceram distribuídas entre eles, línguas, como de
fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo
e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que
falassem”.
-
Falem: Estudamos hoje sobre o avivamento que ocorreu na Inglaterra através de
John Wesley e outros. Era apenas um chama(nesse momento acendam um isqueiro),
que se espalhou por vários lugares e países.
-
Entreguem uma vela para cada aluno.
-
Falem: A vela representa você. Mas para acendê-la precisamos de fogo.
-
Falem: A chama do avivamento deve estar sempre acesa dentro de cada
cristão(nesse momento, acendam as velas dos alunos com o isqueiro).
Em
seguida, cada aluno deve colocar sua vela numa mesma bandeja em pé e ainda
acesa.
Cuidado
com problemas de queimadura com os pingos da vela ou da chama.
-
Falem: Vemos aqui várias chamas acesas, através da chama que deu início ao
avivamento.
-
Concluam, falando: Sejamos despertados pela chama do Espírito Santo para um
avivamento contínuo.
Observação:
As velas só deverão ser apagadas após o término da aula.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário