Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 05: Despertamentos Espirituais Norte-Americanos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Despertamentos Espirituais Norte-Americanos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
exemplificar sobre a pregação da Palavra de Deus, a semente, apliquem a dinâmica
“Mais doce que o mel”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Mais doce que o mel
Objetivo: Refletir sobre o tipo de coração que está sendo
lançado o ensino da Palavra de Deus.
Desenho
de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e
sementes.
Figuras
das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador.
01
figura de coração
01
sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
-
Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À
medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito
as 4 situações da parábola(semelhante a esta ao lado).
Se
preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de um caminho com aves,
pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
-
Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a figura referente a cada
situação (uma para cada grupo).
-
Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a
ao ensino da Palavra de Deus nos dias atuais.
-
Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva.
-
Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo
preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de Deus.
-
Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar!
Mais doces do que o mel à minha boca”.
-
Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário