RSS

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

 Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia

Lição 04: Saul: Somente Ser Escolhido Não Faz a Diferença

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Saul: Somente Ser Escolhido Não Faz a Diferença.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Para concluir o estudo desta lição, apliquem a dinâmica Saul, o preço de sua atitude”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Saul, o preço de sua atitude

Objetivo:

Refletir sobre as atitudes negativas e as consequências, tendo como exemplo a desobediência de Saul à palavra de Deus.

Enfatizar a importância de obedecer a palavra de Deus, que trará a colheita de bons frutos.

Material: uma coroa

Procedimento:

Observação: combinem antes da aula com 01 aluno para que execute de forma correta 03 comandos que serão falados pelo professor, somente no início da atividade. Depois, ele deve não obedecer às orientações, realizando outras bem diferentes.

- Peçam para que o aluno fique diante da classe.

- Falem: ____________(falem o nome do aluno) foi escolhido por mim para realizar algumas ações que vou falar.

- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! Abrace um colega. Aperte a mão de outra pessoa.

O sucesso desta atividade depende do aluno que deve ser bem orientado conforme item acima.

- Falem: Estudamos nesta lição de hoje sobre o rei Saul, que teve comportamento semelhante ao colega(falar o nome), quando a obediência ou não as normas.

- Neste momento, coloquem a coroa na cabeça do aluno e retomem um pouco da história do rei Saul que não obedeceu às ordens divinas e perdeu o reino e teve um fim trágico.

“Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre”(1 Samuel 13:13).

- Esta atitude de Saul serve de alerta para os cristãos quanto a obediência a Palavra de Deus, que trará resultados positivos; por outro lado, a desobediência sempre traz consequências negativas.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: