07 Dinâmicas sobre Jó
01 - Dinâmica: O livro de Jó
Objetivo: Apresentar
visão panorâmica do livro de Jó.
Bíblia do aluno
Nomes digitados dos personagens do
livro
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Falem que, na lição 01, vamos
conhecer o livro de Jó através de uma visão geral. Mas, nas lições posteriores,
vários pontos importantes para este escrito serão aprofundados.
- Então, peçam para que os alunos abram
a Bíblia no livro de Jó.
- Perguntem:
Qual o personagem principal, os
secundários e os coadjuvantes?
Quando falarem os nomes dos
personagens, coloquem com fita adesiva os nomes deles em alguns alunos.
- Peçam para que os alunos que estão
com nomes de Jó e seus amigos para que se posicionem diante da classe.
- Falem: Com estes personagens, vamos
estudar sobre pontos de vista diferentes sobre as indagações: Por que os justos
sofrem? Existe bondade desinteressada? Pode o homem compreender Deus?
- Ainda com a Bíblia aberta, solicitem
para que procurem o nome do autor e se há alguma data que faça referência ao
tempo em que foi escrito.
Aguardem as respostas.
Enfatizem que não é mencionada a
autoria. Mas, era uma pessoa que conhecia a forma poética, apresentem as
supostas indicações de autores conforme o conteúdo da lição.
Quanto ao tempo histórico, falem que
foi na era patriarcal. Apresentem as evidências expostas na lição.
- Agora, façam um city tour pelo
livro para apresentar a estrutura literária: prosa-poesia-prosa.
Vejam as delimitações da prosa e poesia
nos capítulos no texto da lição.
- Para concluir, perguntem: Por que é
importante estudar sobre o livro de Jó?
Aguardem as respostas.
Depois, leiam conjuntamente:
“Porque tudo o que dantes foi escrito,
para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das
Escrituras tenhamos esperança”(Romanos 15:4).
Por Sulamita Macedo.
02 - Dinâmica: Jó – Ter e ser: eis a
questão!
Objetivo: Estudar sobre o
personagem Jó, através de 02 palavras: TER e SER.
02 cartolinas
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Coloquem as 02 cartolinas lado a
lado, diante da classe.
- Falem: Vamos estudar na aula de hoje
sobre o personagem bíblico Jó. À medida que formos explanando o conteúdo, vamos
preencher nestas cartolinas palavras que se refiram a TER ou SER.
- Então, escrevam a palavra TER numa
cartolina e SER na outra.
- Orientem que:
TER: faz referência a bens materiais
SER: faz referência a valores éticos,
morais, espirituais, relacionamentos.
- Falem: Fiquem atentos, porque
precisamos preencher vários itens.
- Ao final da aula, enfatizem que Jó
era um personagem que possuía muitos bens materiais, mas não relegava os bens
referentes ao “ser”. Sua prosperidade era dupla.
- Falem: Muitas pessoas dão ênfase ao
TER mais que ao SER. Que tal exercitar o
equilíbrio?
Por Sulamita Macedo.
03 - Dinâmica: Qual é o seu lamento?
Objetivo: Concluir o estudo
do tema de forma prática, com apresentação do lamento dos alunos e orando uns
pelos outros.
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição,
falem para os alunos:
Acabamos de estudar sobre o lamento de
Jó. Conhecemos também o relato bíblico sobre o lamento de Jeremias, o lamento
de Samuel, o lamento de Oséias, entre outros. Mas, qual é o seu
lamento?
- Então, distribuam para os alunos ¼ de
folha de papel ofício para que escrevam um lamento(pessoal), orientando para
que identifiquem colocando o nome do aluno.
- Peçam para que os alunos leiam conjuntamente
o versículo abaixo:
“Por que estás abatida, ó minha alma? E
por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o
qual é a salvação da minha face e Deus meu”(Salmos 43:5).
- Recolham todos os papéis já escritos
com o lamento e tornem a distribuir entre os alunos, tomando cuidado para o
aluno receber um lamento não escrito por ele.
- Agora, orientem para que passem a
semana orando pelo lamento do colega.
- Para finalizar, leiam:
“...Orai uns pelos... A oração feita
por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
“E rogo-vos irmãos, por nosso Senhor
Jesus Cristo e pelo amor de Espírito, que combatais comigo nas vossas orações
por mim a Deus”. Rm 15.30
Por Sulamita Macedo.
04 - Dinâmica: Deus cuida de mim!
Objetivos:
Confirmar a transcendência divina, o
cuidado de Deus para com a criação o relacionamento com suas criaturas.
Rebater o pensamento de Elifaz(amigo de
Jó), que Deus não se importa com as criaturas.
Oportunizar momentos de socialização
das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Material:
Harpa Cristã(hino no. 564)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo para
uma roda de conversa.
- Em seguida, cantem ou falem,
conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo vão,
Conta as muitas bênçãos, dize-as duma
vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
- Agora, peçam para que alguns alunos
contem uma bênção, de forma objetiva.
O aluno deve começar falando “Deus
cuida de mim, porque...”
- Estipulem no máximo 10 minutos para
isto.
O relato das bênçãos recebidas revela e
confirma que Deus é transcendente, está acima da criação, mas cuida
de suas criaturas e se relaciona com elas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são,
Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Por Sulamita Macedo.
05 - Dinâmica: Eu sei que meu redentor vive
Objetivos:
Contextualizar a afirmação de Jó “Eu
sei que meu redentor vive” com a vida dos alunos, enfatizando a necessidade do
justo mediador, que defende a causa do cristão.
Exemplificar e estudar sobre o
eficiente mediador, Jesus que nos religou a Deus, justificando e intercedendo
pelos que se chegam a Ele.
01 giz branco
01 pano úmido
01 telefone com fio
Nome digitado: DEUS
Procedimento:
- Utilizando um giz, desenhem no piso
um círculo grande.
- Peçam para que todos os alunos entrem
neste círculo.
- Entreguem para um dos alunos o nome
DEUS e para outro aluno um telefone com fio.
- Pequem o telefone, tirando do gancho
e falem: A comunicação de Deus com o homem e vice-versa acontecia de forma
perfeita. Mas, o homem pecou, desobedecendo a Deus e a comunicação foi cortada.
Nesse momento, retirem o fio do
telefone e peçam para que todos os alunos saiam do círculo, demonstrando
afastamento de Deus. Somente o aluno que tem o nome “Deus” permanecerá no
círculo.
- Façam outro círculo com giz, separado
do círculo anterior.
- Peçam para que todos os alunos entrem
neste novo círculo.
- Falem: O homem ficou distanciado de
Deus, mas o amor divino pela humanidade era tão grande, que providenciou uma
ponte de ligação entre Ele e os homens, enviando Jesus como Salvador e Mediador
dos homens, demonstrando que Deus se importa com suas criaturas.
O abismo de separação entre a criatura
e o Criador foi solucionado pelo mediador, Jesus, justo e santo.
Depois leiam:
“Porque há um só Deus, e um só Mediador
entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”(1 Timóteo 2:5).
- Nesse momento, façam dois traços,
simulando uma ponte, unindo os dois círculos, e escrevam o nome JESUS.
- Falem: Desta forma, a comunicação foi
restabelecida.
- Em seguida, coloquem o fio do
telefone, antes retirado.
- Falem: Estando ligados em Deus, temos
um redentor, um defensor para nos justificar dos pecados e das acusações.
Neste momento, mencionem a afirmação de
Jó “Eu sei que meu redentor vive”(Jó 19. 25) e enfatizem a necessidade do justo
mediador, que defende a causa do cristão.
“Sendo justificados gratuitamente pela
sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”(Romanos 3:24).
“Portanto, agora nenhuma condenação há
para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o
Espírito”(Romanos 8:1).
Observação: É interessante limpar o
piso, para isto utilizem um pano úmido.
Por Sulamita Macedo.
06 - Dinâmica: O Convite de Deus
Objetivos:
Contextualizar o convite divino a Jó,
com a vida dos alunos.
Promover conhecimento sobre Deus.
Fortalecer relações interpessoais.
Material:
- ¼ da folha de papel ofício para cada
aluno e caneta.
- 01 pequeno vídeo sobre:
O olho humano
Polinização das flores
Organização das formigas ou abelhas
Sistema de rotação e translação da
Terra
Ondas do mar
Observação: Vejam a possibilidade de
quantos você pode exibir.
Procedimento:
- Distribuam um pedaço da folha de
papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos para que
escrevam duas características de uma pessoa da classe.
- Indaguem se alguém encontrou
dificuldade e qual a razão. Por outro lado, também perguntem para os que
tiveram facilidade para responder falar.
Espera-se que nesse questionamento haja
consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos
e/ou convivemos com esta pessoa.
- Falem: Jó tinha pouco conhecimento de
Deus. Por isso, Deus, que é justo e misericordioso, para responder as
indagações dele, faz um convite a Jó para que contemplasse a natureza conforme
o texto bíblico 38. 1 a 4, 39. 1 a 6, 40. 15 a 18, 24, 41. 1 a 3.
Com as indagações divinas, os exemplos
mencionados da criação revelam que Deus é grande, poderoso, criador, tem o
domínio sobre a natureza e a vida, que se relaciona com os seres humanos,
revelando-se através da natureza.
Esta contemplação da mecânica celeste e
de toda a criação tinha o objetivo de fazer Jó entender e crer que Deus é quem
tem o poder de controlar, tornando o sistema harmônico.
Jó não sabia explicar as perguntas
feitas por Deus, demonstrando que sua sabedoria estava muito aquém da divina e,
dessa forma, como poderia questionar Deus de igual para igual?
- Agora, falem para os alunos que eles
precisam conhecer melhor quem é Deus. Que tal aceitar o convite que Deus fez a
Jó?
Podemos conhecê-lo por suas
características e/ou contemplando a natureza.
- Perguntem para os alunos qual ato
criador divino quanto a criação que eles mais admiram.
Deixem que eles falem.
- Depois, indaguem:
Polinização das flores como funciona?
Já estudaram sobre o olho humano? Seu
complexo funcionamento?
A organização das formigas e abelhas?
Quem deu inteligência para esta organização
As ondas do mar?
Sistema de rotação e translação?
- Agora, exibam um pequeno vídeo sobre
um ou mais temas citados no item anterior.
Caso não haja condição de exibir o
vídeo, peçam para que os alunos pesquisem no Google ou You Tube.
- Para concluir, leiam:
“Os céus proclamam a glória de Deus e o
firmamento anuncia a obra das suas mãos”(Salmos 19:1).
Por Sulamita Macedo.
07 - Dinâmica: Jó x 04 amigos
Objetivos:
Concluir o estudo sobre Jó,
através da argumentação de seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú quanto a
sua situação de sofrimento.
Contra argumentar as ideias
destes amigos.
Digitar separadamente as
ideias dos 04 amigos de Jó, contendo de forma objetiva o que defendiam,
acusando Jó(veja no procedimento).
Nomes digitados de Elifaz,
Bildade, Zofar e Eliú, para identificação.
Recursos humanos:
04 alunos para representar
Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
Procedimento:
- Falem: Estudamos o que
causou as perdas, a doença, o abandono e o sofrimento de Jó.
- Ele recebeu visita de 04
amigos: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
Neste momento, chamem 04
alunos e coloquem um nome de um dos amigos de Jó em cada um deles.
- Falem: Aqui temos Elifaz,
Bildade, Zofar e Eliú.
- Perguntem:
Está faltando algum
personagem?
Certamente, os alunos vão
falar que é Jó.
- Então, falem que cada aluno
representará Jó. Como assim?
Claro que nem de longe nossa
situação se iguala a de Jó. Porém, nós representaremos Jó quanto as aflições,
as dificuldades, as doenças, o abandono que sofremos.
- Em seguida, peçam aos alunos
que estão representando Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú para falar o que está
escrito no papel que receberam.
Um de cada vez apresentará
suas ideias quanto ao sofrimento de Jó.
Todos os alunos “Jó” devem
contra-argumentar, apresentando o que afirma a palavra de Deus, se possível com
referências bíblicas.
Para concluir, leiam Tg 5.11:
“Eis que temos por
bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes
o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.
Por Sulamita Macedo.
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