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segunda-feira, 5 de outubro de 2020

07 Dinâmicas sobre Jó

01 - Dinâmica: O livro de Jó

Objetivo: Apresentar visão panorâmica do livro de Jó.

Material:

Bíblia do aluno

Nomes digitados dos personagens do livro

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Falem que, na lição 01, vamos conhecer o livro de Jó através de uma visão geral. Mas, nas lições posteriores, vários pontos importantes para este escrito serão aprofundados.

- Então, peçam para que os alunos abram a Bíblia no livro de Jó.

- Perguntem:

Qual o personagem principal, os secundários e os coadjuvantes?

Quando falarem os nomes dos personagens, coloquem com fita adesiva os nomes deles em alguns alunos.

- Peçam para que os alunos que estão com nomes de Jó e seus amigos para que se posicionem diante da classe.

- Falem: Com estes personagens, vamos estudar sobre pontos de vista diferentes sobre as indagações: Por que os justos sofrem? Existe bondade desinteressada? Pode o homem compreender Deus?

- Ainda com a Bíblia aberta, solicitem para que procurem o nome do autor e se há alguma data que faça referência ao tempo em que foi escrito.

Aguardem as respostas.

Enfatizem que não é mencionada a autoria. Mas, era uma pessoa que conhecia a forma poética, apresentem as supostas indicações de autores conforme o conteúdo da lição.

Quanto ao tempo histórico, falem que foi na era patriarcal. Apresentem as evidências expostas na lição.

- Agora, façam um city tour pelo livro para apresentar a estrutura literária: prosa-poesia-prosa.

Vejam as delimitações da prosa e poesia nos capítulos no texto da lição.

- Para concluir, perguntem: Por que é importante estudar sobre o livro de Jó?

Aguardem as respostas.

Depois, leiam conjuntamente:

“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”(Romanos 15:4).

Por Sulamita Macedo.

 

02 - Dinâmica: Jó – Ter e ser: eis a questão!

Objetivo: Estudar sobre o personagem Jó, através de 02 palavras: TER e SER.

Material:

02 cartolinas

01 pincel atômico

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Coloquem as 02 cartolinas lado a lado, diante da classe.

- Falem: Vamos estudar na aula de hoje sobre o personagem bíblico Jó. À medida que formos explanando o conteúdo, vamos preencher nestas cartolinas palavras que se refiram a TER ou SER.

- Então, escrevam a palavra TER numa cartolina e SER na outra.

- Orientem que:

TER: faz referência a bens materiais

SER: faz referência a valores éticos, morais, espirituais, relacionamentos.

- Falem: Fiquem atentos, porque precisamos preencher vários itens.

- Ao final da aula, enfatizem que Jó era um personagem que possuía muitos bens materiais, mas não relegava os bens referentes ao “ser”. Sua prosperidade era dupla.

- Falem: Muitas pessoas dão ênfase ao TER mais que ao SER.  Que tal exercitar o equilíbrio?

Por Sulamita Macedo.

 

03 - Dinâmica: Qual é o seu lamento?

Objetivo: Concluir o estudo do tema de forma prática, com apresentação do lamento dos alunos e orando uns pelos outros.

Material: ¼ de folha de papel ofício e caneta para cada aluno

Procedimento:

- Após trabalhar o conteúdo da lição, falem para os alunos:

Acabamos de estudar sobre o lamento de Jó. Conhecemos também o relato bíblico sobre o lamento de Jeremias, o lamento de Samuel, o lamento de Oséias, entre outros.  Mas, qual é o seu lamento?

- Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam um lamento(pessoal), orientando para que identifiquem colocando o nome do aluno.

- Peçam para que os alunos leiam conjuntamente o versículo abaixo:

“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu”(Salmos 43:5).

- Recolham todos os papéis já escritos com o lamento e tornem a distribuir entre os alunos, tomando cuidado para o aluno receber um lamento não escrito por ele.

- Agora, orientem para que passem a semana orando pelo lamento do colega.

- Para finalizar, leiam:

“...Orai uns pelos... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16

“E rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor de Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus”. Rm 15.30

Por Sulamita Macedo.

 

04 - Dinâmica: Deus cuida de mim!

Objetivos:

Confirmar a transcendência divina, o cuidado de Deus para com a criação o relacionamento com suas criaturas.

Rebater o pensamento de Elifaz(amigo de Jó), que Deus não se importa com as criaturas.

Oportunizar momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.


 

Material:

Harpa Cristã(hino no. 564)

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo para uma roda de conversa.

- Em seguida, cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:

“Se da vida as vagas procelosas são,

Se, com desalento, julgas tudo vão,

Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez,

E verás, surpreso, quanto Deus já fez!

Conta as bênçãos! Dize-as quantas são,

Recebidas da divina mão!

Vem dizê-las, todas duma vez,

E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”

- Agora, peçam para que alguns alunos contem uma bênção, de forma objetiva.

O aluno deve começar falando “Deus cuida de mim, porque...”

- Estipulem no máximo 10 minutos para isto.

O relato das bênçãos recebidas revela e confirma que Deus é transcendente,  está acima da criação, mas cuida de suas criaturas e se relaciona com elas.

- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.

Por Sulamita Macedo.

 

05 - Dinâmica: Eu sei que meu redentor vive

Objetivos:

Contextualizar a afirmação de Jó “Eu sei que meu redentor vive” com a vida dos alunos, enfatizando a necessidade do justo mediador, que defende a causa do cristão.

Exemplificar e estudar sobre o eficiente mediador, Jesus que nos religou a Deus, justificando e intercedendo pelos que se chegam a Ele.

Material:

01 giz branco

01 pano úmido

01 telefone com fio

Nome digitado: DEUS

Procedimento:

- Utilizando um giz, desenhem no piso um círculo grande.

- Peçam para que todos os alunos entrem neste círculo.

- Entreguem para um dos alunos o nome DEUS e para outro aluno um telefone com fio.

- Pequem o telefone, tirando do gancho e falem: A comunicação de Deus com o homem e vice-versa acontecia de forma perfeita. Mas, o homem pecou, desobedecendo a Deus e a comunicação foi cortada.

Nesse momento, retirem o fio do telefone e peçam para que todos os alunos saiam do círculo, demonstrando afastamento de Deus. Somente o aluno que tem o nome “Deus” permanecerá no círculo.

- Façam outro círculo com giz, separado do círculo anterior.

- Peçam para que todos os alunos entrem neste novo círculo.

- Falem: O homem ficou distanciado de Deus, mas o amor divino pela humanidade era tão grande, que providenciou uma ponte de ligação entre Ele e os homens, enviando Jesus como Salvador e Mediador dos homens, demonstrando que Deus se importa com suas criaturas.

O abismo de separação entre a criatura e o Criador foi solucionado pelo mediador, Jesus, justo e santo.

Depois leiam:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”(1 Timóteo 2:5).

- Nesse momento, façam dois traços, simulando uma ponte, unindo os dois círculos, e escrevam o nome JESUS.

- Falem: Desta forma, a comunicação foi restabelecida.

- Em seguida, coloquem o fio do telefone, antes retirado.

- Falem: Estando ligados em Deus, temos um redentor, um defensor para nos justificar dos pecados e das acusações.

Neste momento, mencionem a afirmação de Jó “Eu sei que meu redentor vive”(Jó 19. 25) e enfatizem a necessidade do justo mediador, que defende a causa do cristão.

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”(Romanos 3:24).

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”(Romanos 8:1).

Observação: É interessante limpar o piso, para isto utilizem um pano úmido.

Por Sulamita Macedo.

 

06 - Dinâmica: O Convite de Deus

Objetivos:

Contextualizar o convite divino a Jó, com a vida dos alunos.

Promover conhecimento sobre Deus.

Fortalecer relações interpessoais.

Material:

- ¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.

- 01 pequeno vídeo sobre:

O olho humano

Polinização das flores

Organização das formigas ou abelhas

Sistema de rotação e translação da Terra

Ondas do mar

Observação: Vejam a possibilidade de quantos você pode exibir.

Procedimento:

- Distribuam um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.

- Solicitem aos alunos para que escrevam duas características de uma pessoa da classe.

- Indaguem se alguém encontrou dificuldade e qual a razão. Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para responder falar.

Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos e/ou convivemos com esta pessoa.

- Falem: Jó tinha pouco conhecimento de Deus. Por isso, Deus, que é justo e misericordioso, para responder as indagações dele, faz um convite a Jó para que contemplasse a natureza conforme o texto bíblico 38. 1 a 4, 39. 1 a 6, 40. 15 a 18, 24, 41. 1 a 3.

Com as indagações divinas, os exemplos mencionados da criação revelam que Deus é grande, poderoso, criador, tem o domínio sobre a natureza e a vida, que se relaciona com os seres humanos, revelando-se através da natureza.

Esta contemplação da mecânica celeste e de toda a criação tinha o objetivo de fazer Jó entender e crer que Deus é quem tem o poder de controlar, tornando o sistema harmônico.

Jó não sabia explicar as perguntas feitas por Deus, demonstrando que sua sabedoria estava muito aquém da divina e, dessa forma, como poderia questionar Deus de igual para igual?

- Agora, falem para os alunos que eles precisam conhecer melhor quem é Deus. Que tal aceitar o convite que Deus fez a Jó?

Podemos conhecê-lo por suas características e/ou contemplando a natureza.

- Perguntem para os alunos qual ato criador divino quanto a criação que eles mais admiram.

Deixem que eles falem.

- Depois, indaguem:

Polinização das flores como funciona?

Já estudaram sobre o olho humano? Seu complexo funcionamento?

A organização das formigas e abelhas? Quem deu inteligência para esta organização

As ondas do mar?

Sistema de rotação e translação?

- Agora, exibam um pequeno vídeo sobre um ou mais temas citados no item anterior.

Caso não haja condição de exibir o vídeo, peçam para que os alunos pesquisem no Google ou You Tube.

- Para concluir, leiam:

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”(Salmos 19:1).

Por Sulamita Macedo.

 

07 - Dinâmica: Jó x 04 amigos

Objetivos:

Concluir o estudo sobre Jó, através da argumentação de seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú quanto a sua situação de sofrimento.

Contra argumentar as ideias destes amigos.

Material:

Digitar separadamente as ideias dos 04 amigos de Jó, contendo de forma objetiva o que defendiam, acusando Jó(veja no procedimento).

Nomes digitados de Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú, para identificação.

Recursos humanos:

04 alunos para representar Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

Procedimento:

- Falem: Estudamos o que causou as perdas, a doença, o abandono e o sofrimento de Jó.

- Ele recebeu visita de 04 amigos: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

Neste momento, chamem 04 alunos e coloquem um nome de um dos amigos de Jó em cada um deles.

- Falem: Aqui temos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

- Perguntem:

Está faltando algum personagem?

Certamente, os alunos vão falar que é Jó.

- Então, falem que cada aluno representará Jó. Como assim?

Claro que nem de longe nossa situação se iguala a de Jó. Porém, nós representaremos Jó quanto as aflições, as dificuldades, as doenças, o abandono que sofremos.

- Em seguida, peçam aos alunos que estão representando Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú para falar o que está escrito no papel que receberam.

Um de cada vez apresentará suas ideias quanto ao sofrimento de Jó.

Todos os alunos “Jó” devem contra-argumentar, apresentando o que afirma a palavra de Deus, se possível com referências bíblicas.

Para concluir, leiam Tg 5.11:

“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.

Por Sulamita Macedo.

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