Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Lição 05: Abigail: Quando a Sabedoria Faz Diferença Para a Vida
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Abigail:
Quando a Sabedoria Faz Diferença Para a Vida.
- Em seguida, apliquem a dinâmica
“Abigail, uma mulher sábia”.
- Trabalhem os pontos levantados
na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Abigail, uma mulher sábia
Objetivos:
Contextualizar
o tema da aula, através do exemplo de Abigail, com a vida dos alunos.
Estudar
sobre as consequências dos conflitos e como evitá-los.
01
copo
Água
01
bandeja
Procedimento:
-
Escrevam no quadro a expressão “Foi a Gota D’água!”
-
Perguntem: O que significa esta expressão?
Aguardem
as respostas.
As
respostas devem ser em torno de algo que faz com que alguém perca seu limite e
paciência de suportar uma situação, então, há uma desestabilização emocional,
havendo desencadeamento de atitudes variadas, inclusive gerando a contenda.
-
Apresentem o copo com um pouco de água.
-
Falem: Esta demonstração pode representar esta situação.
-
Coloquem mais água no copo e falem: Vão acontecendo situações que nos causam
estresse e vão se avolumando(coloquem mais água no copo, deixando muito cheio,
quase transbordando).
-
Falem: Mas, uma gota d’água pode fazer o copo transbordar(agora, coloquem um
pouco de água e copo transbordará, usem a bandeja para não cair água no chão).
-
Falem: Assim também acontece com a gente. Às vezes uma palavra, uma cara feia,
pode ser a gota d’água e desencadear uma discussão, uma contenda.
-
Peçam para que pelo menos 02 alunos falem sobre uma situação que foi a gota
d’água que iniciou um conflito. Podem relatar também sobre atitudes que
poderiam ter evitado a situação ou minimizado o problema.
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma situação de conflito provocada
por Nabal com Davi. Mas, Abigail, esposa de Nabal, interveio de forma corajosa,
prudente, pacificadora e sábia, modificando a situação.
-
Agora, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário