Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 03: Cristo, o discípulo e a lei
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Cristo, o discípulo e a lei.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Quando vocês falarem sobre o
cumprimento da lei, utilizem a dinâmica “O Mandamento do Amor”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo:
Apresentar os 10 mandamentos e enfatizar que se resumem em amar a Deus e ao
próximo.
01 relação dos 10
mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor,
Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio
(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada
aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10
mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos
apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02
colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos
fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado seja
este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses diante
de mim
Não farás para ti imagem de
escultura
Não tomarás o nome do Senhor
teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que leiam
Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a Deus
e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu
Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento,
e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo,
semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro
mandamento maior do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros
mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a
parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal, com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um
coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que
deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se
resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as palavras
DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que nos
motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para o
próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do
mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como
estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de
língua, mas por obra e em verdade”.
- Para concluir, entreguem um
coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o
coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário