Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 04: Desviando-se da cólera e do homicídio
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Desviando-se da cólera e do homicídio.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Quando vocês falarem sobre o
6º. Mandamento, apliquem a dinâmica “Sopro de vida”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Sopro de Vida
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o 6º. Mandamento – Não Matarás.
Situação 01 - Se sua classe
for dentro da igreja:
02 bexigas de aniversário
01 palito de dentes para cada
aluno
06 folhas de papel ofício
01 pincel atômico
01 lixeira ou 01 saco para
lixo
Situação 02 – Se sua classe
for fora da igreja:
02 bexigas de aniversário
01 bexiga para cada aluno
01 palito de dentes para cada
aluno.
Procedimento:
- Peçam para que 01 aluno leia
o versículo abaixo:
“E formou o Senhor Deus o
homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente”(Gn 2:7).
Enquanto ele ler, vocês sopram
uma bexiga de aniversário e dão um nó para o ar não escapar.
- Falem: Esta bexiga cheia de
ar está representando a vida do ser humano, pois sem a vida ficaria assim:
mostrem uma bexiga vazia ou estourem a bexiga.
Evitem estourar a bexiga se a
sua classe for dentro da igreja.
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar sobre o 6º. Mandamento: Não Matarás.
- Entreguem 01 palito de dente
para cada aluno.
- Falem: O palito de dente
representa a “arma” para acabar a vida do outro.
- Perguntem: Quais são as
formas de tirar a vida de alguém?
Espera-se que os alunos falem
sobre aborto, assassinato, pena de morte, Eutanásia, nas guerras, quando alguém
decide tirar sua própria vida através do suicídio e até de forma figurada
“acabar a vida de outrem” por palavras e atitudes.
Se sua classe for dentro da
igreja: Escrevam estas respostas em folhas de papel ofício separadas. Quando
vocês lerem cada uma, amassem e joguem numa lixeira, simbolizando a retirada de
vida, através de variadas formas.
Se sua classe for fora da
igreja: Escrevam cada resposta em 01 bexiga cheia de ar e depois peçam para que
um ou mais alunos estourem as bolas usando os palitos de dentes.
- Falem: O palito, a “arma”,
não deve ser utilizado para tirar sua vida ou de alguém, pois a Bíblia
recomenda “Não Matarás”. A vida é um dom de Deus, somente Ele pode tirá-la.
- Leiam:
“O Senhor é o que tira a vida
e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”(1 Sm 2:6).
“E Jesus disse-lhe: Amarás ao
Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu
pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a
este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mt 22:37-39).
Por Sulamita Macedo.
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