Adultos - Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo
Lição 01: O Sermão do Monte: O Caráter do Reino de DeusProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, façam
uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
Tema: Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do
Sermão do Monte para a Igreja de Cristo.
Capa:
O que vemos?
04 mãos humanas e um
pão.
O que isto tem a ver
com o tema?
A figura nos leva a entender que a pessoa que está
entregando pão para outra está cumprimento valores do reino de Deus, o amor ao
próximo, repartindo com o outro o alimento de que necessita.
Comentarista: Pastor Osiel Gomes
Apresentem informações
sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04) contida na lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
Lições do trimestre:
Leiam os títulos das
lições de forma alternada. Vocês falam os títulos com os números ímpares e os
alunos os pares.
03 – Agora, trabalhem a
lição 01:
- Apresentem o
título da lição: O Sermão do Monte: O
Caráter do Reino de Deus, escrevendo no quadro branco,
utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar as Bem-aventuranças, apliquem a dinâmica “Caixa da
Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Material:
- Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
- 01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
- Papéis ofício branco ou colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.
- Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas
destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se
sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma
frase ou palavra que representem estes momentos felizes.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles
podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e
leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que
significa esta palavra?
Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis
significa: feliz.
Depois, falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito
feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas,
felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e
leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os
bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da
leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do
versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade
dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em
bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que
as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado
com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da
felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
5 comentários:
Paz e graça minha irmã, sou grato a Deus pela tua vida!
Seu blog tem contribuído muito para a EBD aqui em Salvador-Ba
A paz do senhor
Deus abençoe ainda mais a tua vida.
Paz do Senhor Jesus, que a presença de Deus Pai, de seu Filho Jesus Cristo, e do Espírito Santo consolador esteja com você hoje e sempre. Deus abençoe toda a família 👪 em nome de Jesus 🙇♂️📓🙏 Amém 🙏
A Paz do Senhor Jesus! Deus abençoe grandemente sua vida, minha irmã!
Professores e professoras, muito obrigada pelo comentário de vocês.
Fico feliz ao saber que as postagens deste blog têm contribuído para as aulas da EBD.
Façam bom proveito!
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