Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
Lição 12: As Epístolas Instruem e Formam os CristãosProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 - Apresentem o título da lição: As Epístolas Instruem
e Formam os Cristãos, escrevendo no
quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Em seguida, apliquem a dinâmica “As Cartas”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras
e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Vocês podem retomar o tema da classificação dos livros da Bíblia para
apresentar os livros dos profetas maiores e menores.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: As cartas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre as 21 epístolas do Novo Testamento.
Material:
Procedimento:
Durante a semana:
- Em cada envelope(21), coloquem
o nome de cada carta(21) no lugar do destinatário:
Romanos, I Coríntios, II Coríntios,
Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses,
I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I
João, II João, III João e Judas.
- Se possível coloquem os
nomes dos remetentes(autores/escritores) nos envelopes correspondentes aos
destinatários.
- Escolham um versículo-chave
ou o tema da carta e coloquem dentro de cada envelope.
No início da aula:
- Falem que o tema a ser estudado
será as epístolas do Novo Testamento, num total de 21 – 13 cartas paulinas e 08
cartas gerais.
- Entreguem para os alunos os
21 envelopes já preparados conforme orientação acima.
Observação: se sua classe não
tiver 21 alunos, entreguem mais de um envelope para eles.
- Orientem os alunos para que falem
o nome do destinatário e leiam o conteúdo da carta(01 versículo-chave ou o tema
da carta) e a autoria.
- À medida que forem apresentados,
coloquem cada envelope num quadro ou cartolina ou papel madeira. Procurem agrupar
as epístolas paulinas e as gerais.
- Em seguida, falem: Vamos agora
estudar sobre aplicação das epístolas para nossas vidas.
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Deus abençoe vc, Sulamita ,nesse trabalho aqui com as dinamicas😍
Agradecemos pelas dinâmicas. Deus abençoe.
Regiane, muito obrigada pela visita ao blog.
Faça bom proveito. Volte sempre!
Postar um comentário