Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 07: Como construir boas amizades
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Como
construir boas amizades, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A amizade é
como Matemática”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A amizade é como Matemática
Objetivo: Refletir sobre a importância das amizades, as
influências positivas e o cuidado com as negativas.
Sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de
preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01 cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no procedimento
02 cartolinas(01 para cada grupo)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos de adição,
diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada
sinal de uma cor diferente.
– Depois, apresentem para os alunos os seguintes versos, escritos numa
cartolina:
A amizade é como Matemática:
A alegria é somada.
A tristeza é diminuída.
A confiança é multiplicada.
E felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
– Agora, dividam a turma em 02 grupos.
– Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa cartolina:
Utilizando os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que haja na
amizade com os colegas?
Se houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo dos versos
lidos anteriormente, e ainda assim falem:
O que vocês desejam que seja somado na amizade?
O que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na amizade?
– Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois, cada grupo
vai apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.
– Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a
importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências positivas e negativas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário