Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 08: O Mandamento do amor ao próximo
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O Mandamento do amor ao próximo, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “A Marca do Discípulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo: Enfatizar que o amor é a marca do discípulo de
Jesus.
Material:
01 coração pequeno para cada aluno, confecionado de cartolina ou outro material.
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do
Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer
estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando
que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários
surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?”
O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo.
Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em
amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era
aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Nós fomos alcançados pelo amor de Deus.
- Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o
amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos
de Jesus.
- Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos
amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que
sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas
mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as
pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o
próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um
momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras
ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
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