Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 08: Diga Não à Preguiça!Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é
um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Diga Não à Preguiça!, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Bicho Prequiça”.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do
aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bicho Preguiça
Objetivo:
Refletir sobre a preguiça e o
trabalho, através do comportamento do bicho preguiça e da formiga.
Material:
01 despertador
Figura do bicho preguiça
Figura de formigas
Versículo digitado e colado em
cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus
caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
- Organizem os alunos em
círculo.
- Depois, perguntem:
Que horas vocês se acordam?
Acordam sozinhos?
Usam o despertador?(mostrem um
despertador, façam ele funcionar)
Alguém fica chamando muitas
vezes?
Que atividades fazem durante o
dia, além de ir para a escola?
Aguardem as respostas e
anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.
- Agora, apresentem a figura
de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem
sobre este bicho.
- Em seguida, falem: A lição
de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para
realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.
Daí, a razão por que o bicho
preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode
apresentar.
- Depois, mostrem a figura de
várias formigas.
- Perguntem: Vocês já
observaram o comportamento das formigas?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.
- Perguntem: Vocês sabem o que
a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois, apresentem o versículo
digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso;
olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam para que os alunos leiam
em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.
- Para concluir aula, peguem
novamente o despertador e falem: Que esta aula seja um despertador para vocês, quanto a
importância do tempo para dormir e também para realizar as outras tarefas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário