Adultos - A Justiça Divina - A Preparação do Povo de Deus para os Últimos Dias no Livro de Ezequiel
Lição 07: A Responsabilidade é IndividualProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: A Responsabilidade é
Individual. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para ilistrar o tema da aula, apliquem a dinâmica “Duas portas, dois caminhos, uma escolha”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
Duas portas, dois caminhos, uma escolha
Objetivos:
Apresentar
que há duas portas, dois caminhos e uma escolha, sendo esta de responsabilidade
individual.
Enfatizar
que Jesus é a porta e o caminho que a humanidade deve escolher, pois é a
verdade e a vida.
Cadeiras
02
envelopes
Procedimento:
Dias
antes da aula:
No
envelope 01:
Coloquem
dentro do envelope 01 o versículo: “… estreita é a porta, e apertado o caminho
que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mt 7.14).
Por
fora do envelope escrevam: Porta e caminhos estreitos
No
envelope 02:
Coloquem
dentro do envelope 02 o versículo: “… larga é a porta, e espaçoso o caminho que
conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”(Mt 7.13).
Por
fora do envelope escrevam: Porta e caminhos largos.
No
dia da aula:
Antes
da aula:
Organizem
as cadeiras de forma que formem 02 caminhos, um estreito e outro largo.
No
final de cada caminho coloquem 01 cadeira e fixem os 02 envelopes citados
acima.
Durante
a aula:
–
Organizem os alunos em 02 grupos.
–
Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem duas portas que conduzem a
dois caminhos para seguir.
–
Peçam para um grupo andar por um caminho e pegar o envelope. O outro grupo
também deve realizar a mesma coisa.
–
Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo, que é este
abaixo:
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mateus 7:13,14).
–
Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu
poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e
têm Deus como centro de suas vidas.
Mas,
há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir outro
caminho, rejeitando Deus.
–
Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher? Por quê?
Aguardem
as respostas.
–
Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém
vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
–
Para entrar no caminho estreito, há necessidade de entrar pela porta estreita
que é Jesus.
–
Leiam o versículo: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e
abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo” (Ap 3.20).
Observem
que no versículo acima encontramos a partícula “se”, que traz a ideia de
condição de realizar algo ou não. Dessa forma, podemos notar que a escolha é
uma responsabilidade individual.
- Concluam, afirmando que
Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou,
arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado.
Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida transformada, pois o
arrependimento produz vida.
Por
Sulamita Macedo.
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