Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 10: Igreja, lugar de todos os filhos de Deus
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Igreja, lugar de todos os filhos de
Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para
quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “Igreja, lugar para todos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Igreja, lugar para todos
Objetivos:
Enfatizar que a igreja é um lugar para todos, convivendo sem acepção de
pessoas.
Refletir sobre a importância de estar incluído na igreja e estar
acessível a aceitar outras pessoas.
Material: não precisa
Observação: Quantidade de pessoas em número ímpar.
Procedimento:
2 - Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora!
ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.
3 - Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
- Como você se sentiu por não estar formando uma dupla?
- É ruim não estar incluído?
4 - Perguntem a 01 ou 02 pessoas
que formaram duplas:
Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5 - Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a
mesma quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer
Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6 - Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
- Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
- Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
- Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7 – Finalizem, enfatizando a importância:
- Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos
alcançados.
- Da Igreja agregar, aos já
participantes, outros que chegam para integrar o grupo, sem acepção de pessoas.
- De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos
em unidade e comunhão.
8 – Leiam: Jo 3. 16 e At 10.34.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário