Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 10: O Cuidado Com as PalavrasProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: O
Cuidado Com as Palavras, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, analisem alguns
provérbios populares, tais como:
“Quando morrer o corpo vai num caixão, a língua
num caminhão”.
“Fulano tem coceira na língua”.
“Boca fechada não entra mosca”.
“Quem muito fala, muito erra”.
“O burro calado passa por sábio”.
“A boca fala do que o coração está cheio”.
“Quem conta um conto, aumenta um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia a cavalo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para enfatizar a importância de transmitir
informações de forma verdadeira, utilizem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir
informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias
informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi: chocolates, balas de
vários sabores, pirulitos, 01 pipoca
doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes,
torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para
pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e
disse que eu teria que esperar, se pudesse.
Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível.
Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem
para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e
assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser
transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está
recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a
mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida,
errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente
transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma
brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir
o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar fofoca, não
levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário