Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 07: Fuja das TentaçõesProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é
um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Fuja das Tentações, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do
aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “Resistindo as tentações”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Resistindo as tentações
Objetivo:
Refletir sobre a vigilância quanto as investidas do Diabo.
Material: não
precisa
Recursos
humanos: os alunos.
Procedimento:
–
Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno fora.
–
Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu
objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar
ninguém.
–
Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar
bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
–
Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar
entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas.
–
Então, peçam para que comecem a atividade.
–
Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
–
Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que
está no círculo.
–
Pode haver dois resultados:
O
inimigo não conseguir entrar no círculo
O
inimigo conseguir entrar no círculo
Mas,
qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a
importância da vigilância espiritual, resistindo ao Diabo.
–
Depois, leiam:
“Não
deis lugar ao diabo”(Efésios 4:27).
“Sujeitai-vos,
pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”(Tiago 4:7).
Ideia
original desconhecida quanto ao uso do círculo fechado.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário