Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 09: Os cristãos e a prática da misericórdiaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Os cristãos e a prática da
misericórdia, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema, apliquem
a dinâmica “Eu, um samaritano!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu, um samaritano!
Objetivo: Refletir sobre a
prática da ação social individual ou coletiva.
Material:
Bíblia
Observação: escolher
06 alunos: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o
samaritano e o hospedeiro.
- Organizem 06 alunos para realizar
uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de
apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que
ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola
encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais
“atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro.
Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus alunos,
ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de
visita, de remédio, de roupas etc.
Espera-se que esta ação social
não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou
individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa
forma, pois costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
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