Lição 07: O amor não é invejoso
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: O amor não é invejoso. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
Para
iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica
“Inveja -
um sentimento perigoso”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inveja -
um sentimento perigoso
Objetivo:
Estudar sobre a inveja e o perigo deste sentimento.
Material:
Um ramo
Uma figura de sol
Flores
Folhas secas
Um saco
Sementes
Procedimento:
1 - Leiam com os alunos o
texto “A inveja do Pequeno Ramo”(postado abaixo), para que os alunos entendam o
que vão fazer.
2 - Agora, após a leitura,
façam uma encenação deste texto. Para isto, vocês precisam observar as
seguintes orientações:
O narrador deve ser o
professor.
Escolher um aluno para ser o
pequeno ramo, entregar para ele um ramo verde e folhas secas.
Escolher um aluno para ser o
jardineiro e outra pessoa para ser a filha; o jardineiro entra com um saco no
bolso.
Observar as orientações em
itálico e entre parênteses para os alunos realizarem.
A inveja do Pequeno Ramo
Era uma vez um pequeno ramo. O
pequeno ramo estava no topo de uma montanha. A montanha mais bela e alta da
floresta, do lado da casa de um jardineiro trabalhador. O pequeno ramo era
feliz com seus outros amigos ramos ali(todos os alunos devem ficar agachados
deste o início da leitura).
Então o tempo foi passando, e
a chuva caía(os alunos devem dizer chuá chuá), e o sol nascia(um aluno deve
mostrar o sol). E todos os ramos começaram a crescer(os alunos devem se
levantar). Os amigos do pequeno ramo, agora já não eram mais ramos, e sim,
botões de flor(os alunos mostram as flores). O pequeno ramo ficou feliz pelos
amigos, e resolveu parar seu trabalho de crescimento para observá-los.
Então se passou mais um tempo
e os amigos do pequeno ramo já viraram canteiros de rosa. E nada do pequeno
ramo crescer(o aluno pequeno ramo deve permanecer abaixado). Mas dessa vez, o
pequeno ramo não ficou feliz pelos amigos. Ele ficou triste(fazer cara de
pessoa triste). Ficou triste e chateado porque seus amigos estavam crescendo e
ficando mais bonitos do que ele, simples mato amarelado.
Os amigos do pequeno ramo já
eram grandes arbustos e o pequeno ramo estava tão triste de ver seus amigos tão
grandes, que ele resolveu ser a praga que estragava a beleza dos grandes
arbustos florais.
Agora, os arbustos deixaram
cair sementes(os alunos jogam sementes pelo chão), que se multiplicaram, e que
formaram um jardim. E cada vez mais, o pequeno ramo tentava estragar a beleza
do jardim, se alastrando por todo o gramado.
Chegou um dia que ele ficou
tão triste, mas tão triste por causa dos amigos, que resolveu se transformar em
uma verdadeira praga parasita, e começou a influenciar os amigos a deixar de
produzir aquelas flores tão belas, para que fossem apenas simples arbustos, e o
lugar iria ficar mais bonito.
- Simplicidade, meus colegas,
simplicidade. Ele os enganava.
Alguns caíam em sua conversa,
outros não.
Até que um dia veio o
jardineiro daquele lugar, com a filha pequena(o aluno jardineiro e a filha
entram). A menina adorou as roseiras. Mas ela notou que havia um matinho chato
as enforcando(a menina fica olhando entre as roseiras). Então pediu para o pai
arrancar o que estava estragando o trabalho tão bonito do tempo, e da natureza,
com seu coração todo mole pelas rosas.
Então o pequeno ramo foi
arrancado(o aluno pequeno ramo sai, puxado pelo braço). E só o que sobrou dele,
foram suas folhas secas imundas, que o jardineiro recolheu(o aluno jardineiro
apanha as folhas secas e coloca no saco), feliz por ter se livrado de uma praga
inconveniente, e causado um sorriso a mais no rosto da pequena filha. (Autoria
desconhecida)
3 – Depois, analisem com os
alunos sobre as consequências da inveja do pequeno ramo.
4 – Em seguida, falem sobre a
inveja dos irmãos de José(personagem bíblico); leiam Gn 37. 5 a 11 e se
possível apresentem figuras que ilustrem esta narrativa.
Vocês podem conseguir as
figuras no departamento infantil da igreja. Pelo fato de mostrar figuras, isto
não quer dizer que é algo infantil, pois depende do enfoque dado pelo professor
para os alunos juvenis.
5 – Depois, leiam Gn 49.22
“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm
sobre o muro”
Em seguida, façam uma
comparação entre José, um ramo frutífero, com o ramo do texto que não cresceu,
estabelecendo diferenças entre eles sobre a inveja, um que foi invejado e o que
aconteceu com os irmãos invejosos e o pequeno ramo que invejava seus amigos
ramos que cresceram e ele não.
Por Sulamita Macedo.
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