Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 09: Oração não mecânica, mas conscienteProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Oração não mecânica, mas
consciente, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes, como por exemplo.
- Para ilustrar o tema da aula,
utilizem a dinâmica “Ensinando a Orar”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Ensinando a Orar
Objetivo:
Explicar cada parte da Oração do Pai Nosso.
Material:
Oração que Jesus ensinou “O
Pai Nosso”, dividido por versículo, isto é, cada versículo em uma folha com
letras grandes.
Procedimento:
- Falem: Jesus ensinou aos
discípulos a orar com o exemplo da oração do Pai Nosso.
- Perguntem: Quem sabe a
oração do Pai Nosso?
- Que tal fazermos esta
oração, agora?
Então, deixem que os alunos
repitam esta oração sem ler.
- Depois perguntem: Vocês entendem o que quer dizer cada parte desta oração?
- Falem: Muitas pessoas
repetem esta oração de forma mecânica sem entender o significado de cada parte.
- Vamos agora, estudar sobre
esta oração ensinada por Jesus que encontramos em Mt 6. 9 a 13:
“Portanto, vós orareis assim:
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita
a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá
hoje;
E perdoa-nos as nossas
dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação;
mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
Amém”.
- Depois, entreguem para 5
alunos um versículo que compõe a Oração do Pai Nosso.
O aluno que está com o
versículo inicial ler e depois coloca no quadro para e vocês começam a explicar
cada parte. Isto deve acontecer até o último versículo.
- Falem: Jesus não falou para
que a repetíssemos como a maioria faz, mas deu um exemplo de como orar.
- Leiam Mt 6. 7a: “E, orando,
não useis de vãs repetições...”
- Falem: Agora, vocês já sabem
como orar!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário