RSS

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir

Lição 10: Uma liderança chamada para restaurar

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Uma liderança chamada para restaurar. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A liderança de Ezequiel”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A liderança de Ezequiel

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o personagem bíblico Ezequiel.

Material:

13 envelopes

Frases ou expressões sobre Ezequiel digitadas ou escitas manualmente (ver no procedimento)

Procedimento:

Dias antes da aula:

Escrever ou digitar as 13 expressões sobre o profeta Ezequiel

Recortar cada expressão

Colocar 01 expressão dentro de 01 envelope

No momento da aula:

- Falem que esta lição tem como tema a liderança de Ezequiel. Antes, porém, vamos conhecer quem era este personagem bíblico.

- Mas, quem era Ezequiel?

Há poucas informações sobre ele. Porém, vamos descobrir algumas informações que são encontradas no livro que leva seu nome  e também fruto de pesquisadores.

Entreguem os 13 envelopes para os alunos.

Peçam que os alunos abram os envelopes e leiam a expressão ali contida, um de cada vez, em ordem númerica crescente(01 a 13).

1 - Sacerdote, profeta(Ez 2.5) e atalaia(Ez 3.17)

2 - Chamado por Deus de: filho do homem(Ez 2.3); esta expressão é encontrada mais de 90 vezes no livro do profeta Ezequiel

3 - Significado do nome: Deus Fortalece

4 - Era de Jerusalém

5 - De família sacerdotal: Ez 1.3

6 - Filho de Buzi: Ez 1.3

7 - Deportado de Judá, na 2ª leva, por Nabucodonosor para a Babilônia

8 - Viveu exilado na Babilônia: Ez 1.1, 3.11

9 - Inicia o ministério profético por volta dos seus 30 anos

10 - Seu minstério profético teve a duração de aproximadamente 22 anos

11 - Era casado: Ez 24.15 a 18

12 - Autor do livro que leva seu nome

13 - Ezequiel, Daniel e Jeremias eram contemporâneos:

       Ezequiel na Babilônia entre os exilados

       Daniel e seus amigos na corte de Nabucodonosor(Dn 1.1, 3 a 6)

      Jeremias entre os que ficaram em Judá(Jr 25.01)

- Após a leitura de cada item, falem que agora vocês vão estudar sobre a liderança de Ezequiel.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: