Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 09: Diga Não à Mentira!Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é
um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Diga Não à Mentira!,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Mentira tem perna curta”.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do
aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem perna curta
Objetivo:
Enfatizar que devemos ser praticantes da honestidade nas palavras e atos.
Material:
01 cópia do texto “Mentira tem
perna curta” para cada aluno
01 caixa de presente
01 bala para cada aluno que
será fixado no cartão
Procedimento:
Dias antes da aula:
Fixar o versículo em cada bala. Colocá-los dentro da caixa de presente e fechar.
No dia da aula:
– Escrevam no quadro a frase
“Mentira tem perna curta” e perguntem o que significa ou solicitem que os
alunos contem uma situação que conhecem que pode ilustrar esta frase.
Aguardem as respostas.
– Depois, falem: Vamos
conhecer uma situação que ocorreu com um casal de namorados. Leiam o texto
abaixo.
Mentira
tem perna curta
Um
casal de namorados estava passeando numa rua comercial. A moça, olhando a
vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou encantada com um lindo vaso.
Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto. Tratava-se uma peça
caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém,
ao correr os olhos pela loja, notou que havia um vaso igualzinho, mas quebrado.
Foi quando teve uma ideia. Após deixar a namorada em casa, voltou à loja e
pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso quebrado. Deu-lhe uma gorjeta
qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua ideia era tornar a namorada feliz,
fazendo-a pensar que ele lhe dera um presente tão caro e, quando chegasse à
casa da moça, iria simular um tombo e dizer que o vaso havia se partido naquele
momento.
E fez
tudo conforme planejara. A namorada acreditou até desembrulhar o vaso, quando
então constatou a mentira. O dono da loja havia embrulhado cada pedaço do vaso
separadamente e, dessa forma, a moça descobriu que o vaso não havia se quebrado
naquele momento e que o namorado tentara enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autoria do texto desconhecida.
– Depois, façam a encenação
deste texto. Escolham 03 pessoas para representar o rapaz, a moça e o dono da
loja.
– Em seguida, falem: Acabamos
de ler uma história de um rapaz que desejou agradar, impressionar sua namorada,
com um presente, tentando enganá-la, mas sua desonestidade foi descoberta, pois
mentira tem perna curta e se deu mal.
– Falem: Que tal reformular
esta história?
Então, reescrevam a história,
observando o princípio da honestidade e façam novamente a encenação. Vocês
podem colocar nomes nos personagens.
– Para concluir, apresentem a
caixa de presente, abram e mostrem o presente.
Distribuam para cada aluno o
cartão com o versículo abaixo e uma bala fixada nele.
Depois, peçam para que todos
os alunos leiam o versículo:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo
o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é
puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se
há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário