Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no
Mundo à Luz da Bíblia
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Honrando o criador, cuidando da criação, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema, apliquem
a dinâmica “Agente Multiplicador”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Sugestão de aula de
campo. Que tal?
Vocês podem organizar uma aula
de campo a um parque ecológico ou a uma instituição de trabalha com preservação
ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.
Para isto, deve haver:
Agendamento prévio com a
instituição
Meio de transporte para o
traslado: ônibus fretado ou da linha, trem…
Lanche e água: combinar se cada
um levará o seu ou os professores organizarão para todos.
Acompanhantes: outros
professores, nunca vá sozinho com os alunos.
Recursos financeiros: para o
traslado e lanche
Lista dos participantes: antes
de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os
ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da
mesma forma.
Tenho certeza que vale a pena,
pois também será um momento descontraído para a turma.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Agente
Multiplicador
Objetivos:
Incentivar a disseminação de
ideias sobre preservação ambiental
Concluir estudo sobre
preservação ambiental
Material para cada
grupo:
01 cartolina
Pincel atômico
Revistas para recorte de figuras
01 cola
Rolo de fita adesiva(apenas 01
para todos os grupos)
– Dividam a turma em vários
grupos.
– Forneçam os seguintes
materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de
figuras, cola e fita adesiva.
– Orientem para que elaborem um
cartaz sobre preservação ambiental.
– Estipulem um tempo para esta
atividade.
– Peçam para os alunos
apresentarem os cartazes para os demais colegas.
– Em seguida, vocês devem
colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário