Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 12: Temos uma missão no mundoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Temos uma missão no mundo, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “O Resgate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Resgate
Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre
os resultados.
Material:
Lanternas,
velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT
preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
-
Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O
grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto
é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna,
vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que
estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor
preta.
-
Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
-
Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste
grupo para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
-
Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus
componentes coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
-
Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles
que estão no reino das trevas?
Certamente
as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de
salvação.
-
Então, solicitem para que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas,
cheguem até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação
muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem
e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse
combinado.
-
Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de
Deus, isto é, no grupo 01.
-
Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos,
pois temos a ajuda do Espírito Santo. Reflitam ainda sobre os resultados da
evangelização. Leiam Rm 10.14.
0 comentários:
Postar um comentário