Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir
Lição 12: A liderança de PauloProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: A
liderança de Paulo.
Para isto utilizem um marcador
de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
Para
introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Aprendendo com Paulo – O Mentor
Objetivos:
Estudar sobre o tipo de liderança de Paulo e capacidade dos seus
liderados, Timóteo e Epafrodito.
Sensibilizar os líderes para que tenham Paulo como modelo de líder.
Material:
Figuras de médico, dentista, motorista e professor
Pedaço de cartolina vermelha para cada aluno
Pedaço de cartolina verde para cada aluno
01 folha de papel madeira
- Coloquem no quadro 04 figuras e façam as seguintes perguntas:
Médico: Vocês confiariam num médico sem experiência para se operar?
Dentista: Vocês fariam um tratamento dentário com uma pessoa que se diz
dentista, e é muito procurado pelos clientes para realizar procedimentos?
Motorista: Vocês fariam uma viagem com um motorista que nunca dirigiu um
ônibus ou tem pouca experiência no volante?
Professor: Vocês fariam um curso com um professor que não apresenta
capacidade, habilidade e conhecimento sobre o tema do curso?
- Observem as respostas e reflitam sobre elas. Certamente as respostas
serão negativas, tendo em vista a falta de preparação desses profissionais.
- Perguntem: Por que Paulo escolheu Timóteo e Epafrodito para
substituí-lo em Filipos?
Timóteo e Epafrodito eram preparados, tinham qualidades e eram capazes de
exercer esta função, pois Paulo, como líder e mentor deles, reconheceu neles,
os liderados, condições para exercer este serviço.
O que é mentor? Pessoa que aconselha, ensina ou guia(dicionário
Michaelis).
Temos em Paulo um modelo de liderança servidora.
- A liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa
família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos líderes, ora liderados.
Vivenciamos posturas diferentes de líderes.
- Perguntem quais as formas de liderança exercidas, de um modo geral, por
aquele grupo e anotem as respostas num quadro.
Por exemplo, Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD, dirigente de
Círculo de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou coral,
professor(a) da EBD, pregador(a), mãe, pai etc
- Distribuam dois pedaços de cartolina verde e vermelha para cada aluno e
solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo(cartolina verde) e um
negativo(cartolina vermelha) da liderança que eles exercem; não precisa de
identificação dos nomes dos alunos; colem numa folha de papel madeira,
separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características
precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.
- Trabalhem com a turma o conteúdo
dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem
ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário