Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 12: A bondade de Deus e os falsos profetasProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: A bondade de Deus
e os falsos profetas, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo,
utilizem a dinâmica “Verdadeiro ou Falso?”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes, como por exemplo.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivos:
Diferenciar objeto falso do
verdadeiro através de suas características.
Introduzir o estudo sobre falsos
profetas
Material: CD,
DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume etc.
- Escolham um dentre os
objetos citados para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve
haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para a
classe e perguntem se há diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e
negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos
objetos; aproveite a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade
de utilização desses objetos:
Vocês podem fazer a propaganda
dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a
reação da turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a
pergunta:
O que é necessário para que
conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas
opiniões.
- Para concluir, enfatizem que
é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema
sobre falsos mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e
falsos mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos
profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos
devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos
espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a
árvore má dar frutos bons”(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia original desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário