RSS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Juvenis Currículo 2022: Andando em Amor

Lição 12: O perfeito amor afasta todo medo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O perfeito amor afasta todo medo. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Medo?”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Medo?

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o medo.

Materiais:

01 caixa com tampa

01 chocolate

Fita adesiva

A expressão digitada “Coma o chocolate”.

Observação:

Colocar o chocolate fixado no fundo da caixa com fita adesiva. Por cima do chocolate, colocar o papel com o nome “Coma o chocolate”, de forma que cubra o chocolate. Fechar a caixa, observar se estar bem fechada(se a tampa for folgada, ponha fita adesiva).

Procedimento:

1 - Organizem os alunos em círculo.

Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para os alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.

2 - Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma tarefa a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.

3 - Continuem falando: Ao sinal de um comando ou quando a música começar, esta caixa vai passar de mão em mão.

Ao sinal do comando (bater palma, palavra “pare”ou quando uma música parar), quem estiver com a caixa na mão, deverá realizar a tarefa contida dentro da caixa.

Observações:

- É comum os alunos passarem a caixa para os colegas de forma rápida, deixando até cair no chão, pois têm medo de ficar com a caixa e ter que realizar algo diante dos colegas.

- Mas antes que o aluno abra a caixa, perguntem para ele: E aí, vai abrir? Ou quer que continue? Será que tem alguém que vai ter coragem para abrir esta caixa? Está com medo?

- É interessante fazer estas perguntas para criar um clima de suspense e medo.

4 - Então, iniciem a atividade e repitam este procedimento pelo menos 3 vezes, conforme as orientações acima descritas.

Na última vez, vocês falam: Agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.

5 - O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte tarefa: “Coma o Chocolate”.  O aluno deverá mostrar para os colegas e comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabetes...

6 - Peçam para o aluno, que abriu a caixa, para relatar o que sentiu antes e depois de abrir a caixa.

7 - Perguntem para os demais alunos:

O que vocês sentiram quando a caixa começou a passar? Tiveram medo? Por quê?

O que vocês imaginaram que havia dentro da caixa?

O que vocês acharam sobre a tarefa a ser cumprida (dentro da caixa)?

8 - Depois, façam uma relação sobre o medo diante de algo não conhecido. Também reflitam sobre o medo criado pelo indivíduo, paralisando-o diante das situações, dominando sua mente e atitudes.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: