Juvenis Currículo 2022: Andando em Amor
Lição 12: O perfeito amor afasta todo medoProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: O perfeito amor afasta todo medo. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Medo?”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Medo?
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre o medo.
Materiais:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva
A expressão digitada “Coma o
chocolate”.
Observação:
Colocar o chocolate fixado no
fundo da caixa com fita adesiva. Por cima do chocolate, colocar o papel com o
nome “Coma o chocolate”, de forma que cubra o chocolate. Fechar a caixa,
observar se estar bem fechada(se a tampa for folgada, ponha fita adesiva).
Procedimento:
1 - Organizem os alunos em
círculo.
Observação: O nome da dinâmica
não deve ser mencionada para os alunos, pois perderá toda a surpresa e
expectativa.
2 - Apresentem a caixa e
falem: Dentro desta caixa tem uma tarefa a ser cumprida por apenas uma pessoa,
sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
Ao sinal do comando (bater
palma, palavra “pare”ou quando uma música parar), quem estiver com a caixa na
mão, deverá realizar a tarefa contida dentro da caixa.
Observações:
- É comum os alunos passarem a
caixa para os colegas de forma rápida, deixando até cair no chão, pois têm medo
de ficar com a caixa e ter que realizar algo diante dos colegas.
- Mas antes que o aluno abra a
caixa, perguntem para ele: E aí, vai abrir? Ou quer que continue? Será que tem
alguém que vai ter coragem para abrir esta caixa? Está com medo?
- É interessante fazer estas
perguntas para criar um clima de suspense e medo.
4 - Então, iniciem a atividade
e repitam este procedimento pelo menos 3 vezes, conforme as orientações acima
descritas.
Na última vez, vocês falam:
Agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a
ordem ali contida.
5 - O aluno abrirá a caixa e
encontrará a seguinte tarefa: “Coma o Chocolate”. O aluno deverá mostrar para os colegas e
comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo,
diabetes...
6 - Peçam para o aluno, que
abriu a caixa, para relatar o que sentiu antes e depois de abrir a caixa.
7 - Perguntem para os demais
alunos:
O que vocês sentiram quando a
caixa começou a passar? Tiveram medo? Por quê?
O que vocês imaginaram que
havia dentro da caixa?
O que vocês acharam sobre a tarefa
a ser cumprida (dentro da caixa)?
8 - Depois, façam uma relação
sobre o medo diante de algo não conhecido. Também reflitam sobre o medo criado
pelo indivíduo, paralisando-o diante das situações, dominando sua mente e
atitudes.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário