Pré-adolescentes
Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é
um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: A Recompensa Por Fazer o
Que É Certo, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo sobre
o tema, apliquem a dinâmica “Eu, um samaritano".
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do
aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu, um samaritano!
Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual ou
coletiva, como ato de generosidade.
Material:
Bíblia - Lc 10. 30 a 35
06 alunos: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o
levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da
parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de
“esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10
minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos
personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante
daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para
atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de
remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário