Adultos - A Justiça Divina - A Preparação do Povo de Deus para os Últimos Dias no Livro de Ezequiel
Lição 13: O Senhor Está AliProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: O
Senhor Está Ali. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Está
preparado(a)?”
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
Está preparado(a)?
Objetivos:
Destacar
a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Enfatizar
que o Arrebatamento será o evento que dará o início dos últimos fatos
apocalípticos.
Ressaltar
que a Igreja, composta pelos salvos em Jesus,
vai participar dos eventos dos fins dos
tempos, pois nesse período já estará com Cristo.
02
cartolinas
02
pincéis atômicos.
Procedimento:
-
Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o
voo será daqui a uma hora.
-
Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.
-
Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.
-
Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
-
Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para
que parem de escrever.
-
Várias situações podem acontecer:
1 -
Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 -
Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando
objetos de mais necessidade.
3 -
Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco
tempo. Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas
quanto ao tema da Vinda de Jesus.
-
Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a
preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:
Para
a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações
no tempo para a preparação.
Para
a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o
tempo e as ações.
Para
a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo
tendo sido avisado para se organizarem.
-
Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no
Arrebatamento. Com este evento, se dará o início das últimos fatos
apocalípticos. E a Igreja, composta pelos salvos em Cristo, vai participar pois neste momento já estará com
Jesus.
Por
Sulamita Macedo.
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