Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 11: O Perigo da InvejaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Perigo da Inveja, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema, utilizem a dinâmica “Inveja
- um sentimento perigoso”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inveja - um sentimento perigoso
Objetivo: Estudar sobre a inveja e o perigo deste sentimento.
Material:
Uma figura de sol
Flores
Folhas secas
Um saco
Sementes
Procedimento:
1 - Leiam com os alunos o texto “A inveja do
Pequeno Ramo”(postado abaixo), para que os alunos entendam o que vão fazer.
2 - Agora, após a leitura, façam uma encenação
deste texto. Para isto, vocês precisam observar as seguintes orientações:
O narrador deve ser o professor.
Escolher um aluno para ser o pequeno ramo,
entregar para ele um ramo verde e folhas secas.
Escolher um aluno para ser o jardineiro e outra
pessoa para ser a filha; o jardineiro entra com um saco no bolso.
Observar as orientações em itálico e entre
parênteses para os alunos realizarem.
A inveja do Pequeno Ramo
Era uma vez um pequeno
ramo. O pequeno ramo estava no topo de uma montanha. A montanha mais bela e
alta da floresta, do lado da casa de um jardineiro trabalhador. O pequeno ramo
era feliz com seus outros amigos ramos ali(todos os alunos devem ficar
agachados deste o início da leitura).
Então o tempo foi
passando, e a chuva caía(os alunos devem dizer chuá chuá), e o sol nascia(um
aluno deve mostrar o sol). E todos os ramos começaram a crescer(os alunos devem
se levantar). Os amigos do pequeno ramo, agora já não eram mais ramos, e sim,
botões de flor(os alunos mostram as flores). O pequeno ramo ficou feliz pelos
amigos, e resolveu parar seu trabalho de crescimento para observá-los.
Então se passou mais um
tempo e os amigos do pequeno ramo já viraram canteiros de rosa. E nada do
pequeno ramo crescer(o aluno pequeno ramo deve permanecer abaixado). Mas dessa
vez, o pequeno ramo não ficou feliz pelos amigos. Ele ficou triste(fazer cara
de pessoa triste). Ficou triste e chateado porque seus amigos estavam crescendo
e ficando mais bonitos do que ele, simples mato amarelado.
Os amigos do pequeno
ramo já eram grandes arbustos e o pequeno ramo estava tão triste de ver seus
amigos tão grandes, que ele resolveu ser a praga que estragava a beleza dos
grandes arbustos florais.
Agora, os arbustos
deixaram cair sementes(os alunos jogam sementes pelo chão), que se
multiplicaram, e que formaram um jardim. E cada vez mais, o pequeno ramo
tentava estragar a beleza do jardim, se alastrando por todo o gramado.
Chegou um dia que ele
ficou tão triste, mas tão triste por causa dos amigos, que resolveu se
transformar em uma verdadeira praga parasita, e começou a influenciar os amigos
a deixar de produzir aquelas flores tão belas, para que fossem apenas simples
arbustos, e o lugar iria ficar mais bonito.
- Simplicidade, meus
colegas, simplicidade. Ele os enganava.
Alguns caíam em sua
conversa, outros não.
Até que um dia veio o
jardineiro daquele lugar, com a filha pequena(o aluno jardineiro e a filha
entram). A menina adorou as roseiras. Mas ela notou que havia um matinho chato
as enforcando(a menina fica olhando entre as roseiras). Então pediu para o pai
arrancar o que estava estragando o trabalho tão bonito do tempo, e da natureza,
com seu coração todo mole pelas rosas.
Então o pequeno ramo foi
arrancado(o aluno pequeno ramo sai, puxado pelo braço). E só o que sobrou dele,
foram suas folhas secas imundas, que o jardineiro recolheu(o aluno jardineiro
apanha as folhas secas e coloca no saco), feliz por ter se livrado de uma praga
inconveniente, e causado um sorriso a mais no rosto da pequena filha. (Autoria
desconhecida)
3 – Depois, analisem com os alunos sobre as
consequências da inveja do pequeno ramo.
4 – Em seguida, falem sobre a inveja dos irmãos de
José(personagem bíblico); leiam Gn 37. 5 a 11 e se possível apresentem figuras
que ilustrem esta narrativa.
Vocês podem conseguir as figuras no departamento
infantil da igreja. Pelo fato de mostrar figuras, isto não quer dizer que é
algo infantil, pois depende do enfoque dado pelo professor para os alunos
juvenis.
5 – Depois, leiam Gn 49.22 “José é um ramo frutífero,
ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro”
Em seguida, façam uma comparação entre José, um
ramo frutífero, com o ramo do texto que não cresceu, estabelecendo diferenças
entre eles sobre a inveja, um que foi invejado e o que aconteceu com os irmãos
invejosos e o pequeno ramo que invejava seus amigos ramos que cresceram e ele
não.
Por Sulamita Macedo.
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