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segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Adolescentes Currículo 2022/2023: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos

Lição 01: Criacionismo x Evolucionismo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Criacionismo x Evolucionismo, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o esutdo do tema, apliquem a dinâmica “Origem do Universo”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Origem do Universo  

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a origem do universo.

Material:

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

Figuras de elementos que compõem o universo(vejam no procedimento)

Observação:

As figuras podem ser impressas ou apresentadas no notebook, tablet etc.


Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Falem: Hoje, vamos estudar sobre a origem do universo.

- Perguntem: O que é universo?

Anotem as respostas dos alunos no quadro.

Depois, acrescentem outras informações.

- Apresentem para os alunos várias figuras que compõem o universo, tais como: mar, praia, animais, aves, plantas, planetas, estrelas etc.

Mostrem também o movimento de rotação e translação da Terra.

- Perguntem: Como todas estas coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?

Aguardem as respostas. É importante que todos falem.

Certamente, as respostas podem variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão), nunca houve criação(sempre foi assim) etc.

- Na lição de hoje, vamos estudar isto sob dois pontos de vista: A origem do mundo como criação de Deus e o do Big Bang.

- Falem o que a lição apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o criador do universo, de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).

“No princípio criou Deus o céu e a terra”(Gênesis 1:1).

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).

É importante conhecer o que a Bíblia diz e outras teorias, para saber defender seu posicionamento – o Criacionismo.

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pedro 3:15).

“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).

Por Sulamita Macedo.

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