Adolescentes Currículo 2022/2023: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Lição 01: Criacionismo x Evolucionismo
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Criacionismo x Evolucionismo, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o esutdo do tema,
apliquem a dinâmica “Origem do Universo”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Origem do Universo
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre a origem do universo.
Material:
01 quadro branco
01 marcador de quadro branco
Figuras de elementos que
compõem o universo(vejam no procedimento)
Observação:
As figuras podem ser impressas ou apresentadas no notebook, tablet etc.
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Falem: Hoje, vamos estudar
sobre a origem do universo.
- Perguntem: O que é universo?
Anotem as respostas dos alunos
no quadro.
Depois, acrescentem outras
informações.
- Apresentem para os alunos
várias figuras que compõem o universo, tais como: mar, praia, animais, aves,
plantas, planetas, estrelas etc.
Mostrem também o movimento de
rotação e translação da Terra.
- Perguntem: Como todas estas
coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?
Aguardem as respostas. É
importante que todos falem.
Certamente, as respostas podem
variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão), nunca houve
criação(sempre foi assim) etc.
- Na lição de hoje, vamos
estudar isto sob dois pontos de vista: A origem do mundo como criação de Deus e
o do Big Bang.
- Falem o que a lição
apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o criador do universo,
de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).
“No princípio criou Deus o céu
e a terra”(Gênesis 1:1).
“Pela fé entendemos que os
mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não
foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).
É importante conhecer o que a
Bíblia diz e outras teorias, para saber defender seu posicionamento – o
Criacionismo.
“Antes, santificai ao Senhor
Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão
e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pedro
3:15).
“Ó Timóteo, guarda o depósito
que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições
da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário