Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 13: O valor do conhecimento e da sabedoriaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: O valor do conhecimento e da sabedoria, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o esutdo do tema,
apliquem a dinâmica “Quer Sabedoria?”
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quer Sabedoria?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a sabedoria que vem do alto.
Material:
01 caixa
Nome SABEDORIA digitado
Envelopes pequenos(quantidade
depende do número de alunos)
Papel pequeno com o versículo
de Tg 3.17 digitado(01 para cada envelope)
01 pincel atômico ou um
marcador para quadro branco
01 cartolina ou um quadro
branco
Procedimento:
Antes da realização da
dinâmica:
Organizar o material da
seguinte forma:
Colar o nome SABEDORIA fora da
caixa
Colocar o versículo de Tg 3.17
dentro de cada envelope
Momento de realização da
dinâmica:
- Falem: Já conhecemos a
história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus.
O que ele pediu? O que ele
recebeu?
Aguardem as respostas.
- Para referenciar as
respostas dos alunos, leiam I Reis 3. 9 a 12:
“A teu servo, pois, dá um
coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre
o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos
olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto
pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas,
nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para
discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas
palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti
igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.
- Em seguida, peguem a caixa
com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé
diante da turma.
- Depois, peçam para outro
aluno ler Tg 1.5:
“E, se algum de vós tem falta
de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em
rosto, e ser-lhe-á dada”.
- Quando o aluno estiver lendo
a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está com a
caixa.
Aguardem que os alunos peçam
sabedoria, o aluno que está com a caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para
quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido
novamente, até que pelo menos alguns peçam.
- Falem: Salomão fez um pedido
sábio, vocês também!
- Depois, os alunos devem
abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas a sabedoria que do alto
vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de
misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17
- Depois, escrevam no quadro
as 08 características da sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à
medida que os alunos citarem cada uma delas.
- Para finalizar, falem: É
sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário