Adultos - A Justiça Divina - A Preparação do Povo de Deus
para os Últimos Dias no Livro de Ezequiel
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: Imersos no Espírito nos
Últimos Dias. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica“Uma água diferente”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Uma água diferente
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre a água sanadora de um rio que emana do umbral do templo do
Milênio.
Material:
01
garrafa com água para beber
Copos
descartáveis
-
Com uma garrafa de água na mão, perguntem:
Alguém
está com sede? Deseja beber água agora?
-
Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e
distribuam água para eles.
-
Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água
a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.
-
Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a
garrafa).
Aguardem
as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor
de limão etc.
-
Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água
que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água
que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente. O
nome da água é a “Água da vida”. Desta água a gente já conhece, não é?
- Na
aula de hoje, vamos estudar, entre outros temas, sobre a água sanadora de um
rio que emana do umbral do templo do Milênio. Esta água ainda não conhecemos, mas vamos começar
a estudar sobre ela agora?
-
Comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário