RSS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Adultos - A Justiça Divina - A Preparação do Povo de Deus para os Últimos Dias no Livro de Ezequiel

Lição 12: Imersos no Espírito nos Últimos Dias

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Imersos no Espírito nos Últimos Dias. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica“Uma água diferente”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Uma água diferente

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre a água sanadora de um rio que emana do umbral do templo do Milênio.  

Material:

01 garrafa com água para beber

Copos descartáveis

Procedimento:

- Com uma garrafa de água na mão, perguntem:

Alguém está com sede? Deseja beber água agora?

- Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.

- Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.

- Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa).

Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor de limão etc.

- Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente. O nome da água é a “Água da vida”. Desta água a gente já conhece, não é?

- Na aula de hoje, vamos estudar, entre outros temas, sobre a água sanadora de um rio que emana do umbral do templo do Milênio.  Esta água ainda não conhecemos, mas vamos começar a estudar sobre ela agora?

- Comecem a trabalhar o conteúdo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: