Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós
Lição 02: Hebreus, uma Carta sobre Jesus
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Hebreus, uma Carta sobre Jesus, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar a aula e melhor compreensão do tema, apliquem a dinâmica
“A superioridade de Jesus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A superioridade de Jesus
Objetivo: Estudar sobre a superioridade de Jesus com relação
aos anjos, Moisés e aos sacerdotes.
Material:
01 cartolina ou 01 folha de papel madeira
01 pincel atômico
01 quadro
Observação: traçar uma tabela na cartolina ou na folha de papel
madeira(vejam sugestão de modelo no procedimento); o tamanho da tabela deve ser
adequado para o tamanho da turma, isto é, a visualização deve ser boa para
todos os alunos.
Procedimento:
- Escrevam no quadro a expressão: A superioridade de Jesus.
- Apontem esta expressão e falem: observem que a palavra superioridade
nos faz pensar em: Superior em relação a que ou a quem?
Então, Jesus é apresentado como superior a quem ou a que?
Aguardem as respostas dos alunos.
Certamente, eles vão responder que é superior em relação aos anjos, Moisés e sacerdotes até porque o título do
item 3 já faz esta afirmação.
- Depois, perguntem: Por que Jesus é superior aos anjos, Moisés e
sacerdotes?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, falem: Vamos a partir de agora estudar as razões pelas
quais Jesus é superior.
Para isto, apresentem uma tabela semelhante a esta abaixo, que deverá
ser preenchida à medida que o conteúdo da lição for explanado.
A tabela deve conter tantas linhas quantas forem necessárias para que o
tema fique esclarecido e bem compreendido.
Os pontos para preenchimento da tabela estão expostos ao longo da lição.
Vejam este exemplo na tabela.
A Superioridade de Jesus em relação a Moisés |
|
JESUS |
MOISÉS |
Filho |
Servo |
Missão celestial |
Missão terrena |
|
|
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário