Jovens: Sejam Firmes - Ensino Sadio e
Caráter Santo nas Cartas Pastorais
Lição 04: Instruções para as mulheres
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Instruções
para as mulheres. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Meu
Guarda Roupa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Meu Guarda Roupa
Objetivo: Refletir de forma simbólica sobre as peças de roupa
que devem sair e permanecer no guarda roupa feminino.
Material:
Cabides
Peças
de roupas variadas
Alfinetes
01
arara ou outro suporte para pendurar as roupas
01
depósito de plástico com gavetas
Malas
Bolsas
Nécessaire
Sapatos
Perfumes
Kit
de limpeza para roupa(sabão em pó, alvejante etc.)
Nomes
digitados: Roupas sujas, Roupas manchadas, Sapatos e roupas velhas, Vestes de
prisão, Vestes de lamento, Vestes de louvor, Vestes de alegria, Vestes
perfumadas, Vestes santas, Vestes
sagradas, Vestes reais, Vestes brancas, A roupa mais preciosa, Conserto das
roupas
Antes
de realizar a dinâmica:
-
Organizar os cabides com as roupas numa arara ou outro suporte, da mesma forma
o depósito com gavetas, as caixas, malas e bolsas. Posicioná-los em local de
fácil visualização. Coloquem nestas roupas as palavras digitadas(vejam no item
material), para isto utilizem alfinetes para prendê-las.
-
Depois, entreguem tiras de papel com o nome do tipo de roupa com um versículo,
para que as alunas leiam no momento específico(vejam no procedimento).
Ao
iniciar a dinâmica:
-
Falem: Estamos vendo uma representação do nosso guarda roupa. Nele encontramos
muitas coisas. Mas, precisamos analisar cada uma delas.
-
Leiam: “Examinai tudo, retende o bem”(I Ts 5.21).
-
Comecem a retirar peças que tenham palavras referentes ao que deve ser
descartado. Então, vamos retirar roupas velhas, mofadas, manchadas que não
usamos e não servem mais.
Neste
momento, as alunas que receberam este tipo de roupa com o versículo devem ler.
Roupas
sujas: “E o Senhor disse a Moisés: Vá ao povo e consagre-o hoje e amanhã. Eles
deverão lavar as suas vestes”(Ex 19.10)
Roupas
manchadas: “E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a
túnica manchada da carne”. Judas 1:23
Sapatos
e roupas velhas: “E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas
sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento”. Josué
9:5
-
Falem: O que encontramos aqui? Abram algumas gavetas:
Vestes
de prisão: “Assim, Joaquim deixou suas vestes de prisão e pelo resto de sua
vida comeu à mesa do rei”(II Rs 25.29).
Vestes
de lamento: "Costurei veste de lamento sobre a minha pele e enterrei a
minha testa no pó”. Jó 16:15
-
Falem: Já retiramos as roupas inadequadas para ficar no guarda roupa. Mas, que
roupas devemos vestir?
“Já despi as minhas vestes; como as tornarei a
vestir?” Ct 5.3a
Vestes
de louvor: “...veste de louvor em vez de espírito angustiado” Is 61.3
Vestes
de alegria: “Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste
de alegria”. Salmos 30:11
Vestes
perfumadas: “Todas as tuas vestes exalam aroma de mirra, aloés e cássia; nos
palácios adornados de marfim ressoamos instrumentos de corda que te alegram”.
Salmos 45:8
Vestes
santas: “Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará
voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus
jovens virão como o orvalho”. Salmos 110:3
Vestes
sagradas: “Para o seu irmão Arão, faça vestes sagradas que lhe confiram
dignidade e honra”. Êxodo 28:2
Vestes
reais: “Usando vestes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam
sentados em seus tronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetas
estavam profetizando em transe diante deles”. 1 Reis 22:10
Vestes
brancas: “Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que
ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé,
diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas”. Apocalipse
7:9
A
roupa mais preciosa: “Em seu grande poder, Deus é como a minha roupa; ele me
envolve como a gola da minha veste”. Jó 30:18
-
Mas, a Bílbia também nos alerta para o que devemos vestir e calçar:
“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos
lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na
preparação do evangelho da paz”. Efésios 6:14-15
-
Falem: E as roupas sujas? Como podemos lavar nossas vestes?(peguem o kit de
limpeza).
Leiam:
“Respondi: Senhor, tu o sabes. E ele disse:...estes são os que lavaram as suas
vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. Apocalipse 7:14
-
Falem: Aqui há roupas que estão em bom estado de uso, mas precisam de pequenos
consertos. Mas, a Bíblia nos alerta quanto a isto:
Conserto
das roupas: “Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque
semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura”. Mateus 9:16
-
Falem: Observem que, muitas vezes nós mulheres, guardamos no nosso “guarda
roupa interior” coisas inadequadas, mas que através desta dinâmica, sejamos
alertadas para que joguemos fora aquilo que nos prejudica como mulher, esposa,
mãe e a nossa vida cristã.
Depois,
leiam: Fp 4.8:
“Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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