Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Lição 03: O Poder do Espírito na vida de Pedro e JoãoProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O
Poder do Espírito na vida de Pedro e João, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Pedro
e João: Avivamento e Perseguição”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo
da lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pedro e João: Avivamento
e Perseguição
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a
perseguição que Pedro e João sofreram por causa da pregação da Palavra de Deus
e milagre de 01 coxo.
01 quadro branco
Marcadores para quadro
branco(02 cores)
Procedimento:
- Organizem os alunos círculo
para uma Roda de Conversa.
- Perguntem para os alunos se
já sofreram algum tipo de acusação ou ameça.
Deixem que eles falem. Escutem
atentamente os relatos e no quadro branco escrevam quais foram os tipos de
acusação ou ameaça.
Por exemplo: falso testemunho,
acusação à nível familiar, na escola, na igreja, na rua, numa loja, má
interpretação de uma fala ou atitude etc.
Observem se, além da acusação,
se houve também ameaças.
Perguntem como foi o desfecho
da situação.
- Depois, perguntem:
Vocês sofreram algum tipo de
perseguição por causa do evangelho?
Já ouviram falar ou
presenciaram perseguição sofridas por outras pessoas por causa de sua
fidelidade a Deus?
Ouçam atentamente o que alunos
estão falando.
- Em seguida, falem: Escutamos
aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças, perseguição que vocês já
vivenciaram ou apenas escutaram falar.
Na aula de hoje, vamos estudar
sobre os avivados Pedro e João, da igreja primitiva, que foram presos por causa
da coragem para falarem do evangelho cheios do Espírito Santo.
- Falem: Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário