Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Lição 04: O Espírito Santo na vida de PauloProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O
Espírito Santo na vida de Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Combatendo
o bom combate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Combatendo o bom
combate
Objetivos:
Refletir sobre a transformação
na vida de Saulo de Tarso, após a conversão.
Enfatizar o exemplo do
apóstolo Paulo na divulgação do Evangelho.
01 folha de papel ofício
01 pincel atômico
01 folha de papel ofício para
cada aluno
Procedimento:
- Apresentem uma folha de
papel ofício limpa e sem marcas.
- Falem: Esta folha vai
representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste momento escrevam o nome
“Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo “barulho”(mexam a folha
para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.
- Falem: Mas, ele teve um
encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem o nome desenhem uma
cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se chamar Paulo(escrevam
do outro lado da folha a palavra “Paulo”.
- Falem: A vida de Paulo
passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor passou a ser perseguido
por causa da proclamação do evangelho.
- Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à
medida que a leitura foi efetuada, vocês vão amassando a folha de papel
ofício):
“Recebi dos judeus cinco
quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com
varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia
passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em
perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em
perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no
mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em
vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.
Mas o Senhor assistiu-me e
fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a
ouvissem; 2 Timóteo 4:17
- Falem: Estas foram as marcas
que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.
- Leiam: “Mas o Senhor
assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e
todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).
- Falem: Ele já no final da
vida e preso em Roma, ao escrever para Timóteo, afirmou:
“Combati o bom combate, acabei
a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4: 7).
Ele tinha consciência de que
estava perto de morrer, mas sabia do dever cumprido e que apesar das
dificuldades e sofrimentos guardou a fé.
- Entreguem 01 folha para cada
aluno, peçam para que cada um escreva o nome dele ou dela na folha.
- Falem: A proclamação do
evangelho chegou até você, transformando sua vida( peçam para que desenhem uma
cruz).
Que marcas você tem por causa
do evangelho?
Você já sofreu algum tipo de
perseguição por causa do evangelho?
Para os alunos que responderam
afirmativamente, peçam que relatem apenas uma situação e neste momento o aluno
vai amassando o papel.
- Ao final, os alunos devem
dizer: Estou combatendo o bom combate, ainda não acabei a carreira, estou
guardando a fé, apesar das dificuldades.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário