Adultos - A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia
Lição 02: A Deturpação da Doutrina Bíblica do PecadoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Pecado”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que originou a morte física e
espiritual.
Frutas variadas
01 cesta
01 cartolina preta
Declaração de Fé das Assembleias de Deus(capítulo IX)
Procedimento:
- Falem que a origem do pecado aconteceu com o primeiro casal
– Adão e Eva.
- Apresentem uma cesta com vários tipos de frutas para os
alunos.
- Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden
para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a
árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do
mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus
sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do
Conhecimento do Bem e do Mal.
- Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se
comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou
do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis
3:6).
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi a desobediência.
- Mostrem 01 cartolina preta e falem que representa o pecado.
- Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado
no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens
por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Então, distribuam pedaços de cartolina preta para todos os
alunos, representando que a humanidade foi atingida pelo pecado.
- Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado. Vamos
agora estudar que cremos na doutrina do pecado(veja Declaração de Fé – capítulo
IX) e as ideologias contrárias.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário