Jovens: Sejam Firmes - Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais
Lição 05: Instruções para os pastores
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: Instruções
para os pastores. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma,
vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma
aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Ministério
Pastoral”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Ministério Pastoral
Objetivos:
Exemplificar
e refletir sobre as múltiplas funções do Pastor.
Enfatizar
a importância dos colaboradores no ministério pastoral.
Material:
Vários
objetos de tamanhos e formas diferentes
-
Escolham uma pessoa da turma para representar a figura do pastor.
-
Falem sobre as inúmeras funções de um pastor.
Para
cada função citada, entreguem um objeto para o “pastor” segurar, até que não
haja mais condições por causa da quantidade.
-
Falem: Observem que o pastor exerce muitas funções, com o objetivo de cuidar do
rebanho e administrar de forma exitosa a parte administrativa da igreja.
-
Falem: É necessário também divisão de tarefas no ministério de pastor, para que
haja um bom exercício das múltiplas funções que exerce, pois de forma isolada
não é possível e para que haja responsabilidade, é necessária a cooperação de
outros para poder trabalhar de forma exitosa.
-
Neste momento, perguntem: Que tipo de atividades podem ser desenvolvidas pelos
membros e congregados para colaborar com o vasto trabalho.
Aguardem
as respostas.
-
Para concluir, apresentem estes dois exemplos de líderes e seus cooperadores:
Paulo,
o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e
capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés
também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E
acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando
ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas,
por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre
ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro;
assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
0 comentários:
Postar um comentário