Juvenis Currículo 2022/2023 - Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais
Lição 05: Fé e ObrasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Fé e Obras. Vocês podem escrevê-lo
no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar a aula utilizem a dinâmica “Fé e Obras”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fé e Obras
Objetivo: Refletir sobre “a fé sem as obras é morta”.
Material:
05 folhas de papel ofício ou cartolina nas cores verde, azul,
amarela, rosa e branca.
- Apresentem para os alunos as 05 cores(papel ofício ou
cartolina) nas cores citadas no item material.
- Falem para os alunos que as 05 cores representam
necessidades daquele grupo.
- Peçam para que os alunos especifiquem quais são essas
necessidades, que podem ser: alegria, saúde, amizade, perdão etc.
- Escrevam no quadro de giz ou numa cartolina o que
representa cada cor, por exemplo: verde – alegria, branco – saúde etc.
- Distribuam a folha verde para alguém alegre, a folha branca
para alguém que está gozando saúde e assim por diante.
- Chamem essas pessoas à frente da sala. Cada uma vai
perguntar: Quem está precisando de alegria, de saúde etc?
A folha deve ser
dividida entre os que estão precisando. Esse procedimento deve acontecer com
todas as folhas.
- Agora, perguntem:
Alguém ficou sem uma cor que necessitava?
Caso negativo, isto é, se todos receberam, é porque houve
atitude de quem possuía em compartilhar com o outro que não tinha.
Caso positivo, isto é, se alguém não recebeu, é porque não
houve uma partilha justa de quem possuía com quem necessitava.
- Para concluir, falem: Nesta partilha de necessidades, que
acabamos de realizar, apenas 05 pessoas possuíam as cores e a grande maioria
precisava delas, mas suas necessidades foram supridas.
Na Igreja, na família ou não, as necessidades podem ser
outras e para supri-las, os cristãos precisam mostrar que a fé e obras devem
andar juntas, apresentando atitudes de uma vida cristã genuína, através do amor
expresso em atitudes com o próximo, demonstrando que a fé sem obras é morta,
conforme Tg 2.17.
Por Sulamita Macedo.
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