Jovens: Sejam Firmes - Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais
Lição 02: O problema dos falsos mestres
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: O
problema dos falsos mestres. Para isto utilizem um marcador
de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Guia”.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Guia
Objetivo: Refletir sobre as
atitudes dos verdadeiros e falsos profetas, pastores e mestres.
Material:
01 venda para os olhos
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente
para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em
frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02
passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o
aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a
conduta dos verdadeiros e falsos profetas, pastores e mestres.
– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância
da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros profetas, pastores e
mestres.
– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês
falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao
que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de
falar que as ovelhas precisam obedecer aos profetas, pastores, mestres e estar atentas se a voz representa comandos
verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida do uso da venda em dinâmica.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário