Adultos - A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia
Lição 04: Quando a Criatura Vale mais que o
Criador
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
Quando a Criatura Vale mais que o Criador. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Para
ilustrar o item I da lição, utilizem a dinâmica “Doce ou Azedo?
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Doce ou Azedo?
Objetivo:
Refletir sobre o Relativismo, apontado no item I da lição.
Enfatizar o posicionamento do cristão
tendo como parâmetro a Palavra de Deus.
Balas doces e azedas para cada
aluno
01 prato descartável (para as
balas doces)
01 prato descartável (para as
balas azedas)
Procedimento:
Antes da aula:
- Retirem o papel das balas.
- Coloquem as balas doces em
01 prato e as azedas em outro.
Na aula:
- Distribuam para cada aluno 01 bala doce.
- Peçam para que eles
experimentem a bala e depois falem se é doce, azeda ou se tem outra
característica.
Aguardem que todos emitam suas
opiniões.
Observem a certeza ou dúvida
dos alunos quanto a característica da bala.
Pode ocorrer opiniões
divergentes e iguais.
- Depois, distribuam para cada
aluno 01 bala azeda.
Realizem o mesmo procedimento
já citado da bala doce.
- Depois, perguntem qual das duas
eles gostam mais.
Façam este levantamento,
escrevendo no quadro a quantidade dos que gostam da bala doce, da bala azeda e
também dos que gostam das duas.
- A partir das respostas,
exemplifiquem o relativismo de forma simples.
A primeira bala que era doce:
alguns confirmaram que realmente era doce outros falaram mais ou menos. Da
mesma forma a bala azeda. Aqui também encontramos gostos relativos e
individuais quanto a preferência da bala.
No relativismo também é
assim. As ideias, as opiniões e argumentos
são relativos, isto é, não há certo nem errado, todas as opiniões são aceitas e
respeitadas, pois não há parâmetro.
- Depois, enfatizem a
importância de posicionamentos conforme a ética do Reino de Deus, que
encontramos na Palavra de Deus.
- Vejam o que a Bíblia afirma:
Seja, porém, o vosso falar:
Sim, sim; Não, não... Mateus 5:37
Ai dos que ao mal chamam bem,
e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo
doce, e do doce amargo! Isaías 5:20
Por Sulamita Macedo.
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