Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Lição 05: O Mover do Espírito na casa de
Cornélio
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O
Mover do Espírito na casa de Cornélio, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Igreja,
lugar para todos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Igreja, lugar para
todos
Objetivos:
Refletir sobre a inclusão dos
Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados pelo evangelho e ter a
oportunidade de receber o batismo com o Espírito Santo, como aconteceu com Cornélio
e sua família.
Enfatizar que a igreja é um
lugar para todos, convivendo sem acepção de pessoas.
Material: não
precisa
Observação: Quantidade de pessoas em número ímpar.
1 - Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2 - Solicitem que os alunos
formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.
3 - Perguntem para a pessoa
que ficou sozinha:
- Como você se sentiu por não
estar formando uma dupla?
- É ruim não estar incluído?
4 - Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como se sentiu formando
duplas, isto é, não ficar excluído?
5 - Continuem fazendo o mesmo
procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número
ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser
formadas por pessoas diferentes.
6 - Lembrem-se de que poderão
ocorrer várias situações:
- Haverá alguém que conseguiu
fazer duplas em todos momentos.
- Haverá alguém que conseguiu
ora formar dupla ora ficar “excluído”.
- Haverá alguém que desistiu
de tentar formar duplas.
7 – Finalizem, enfatizando a
importância:
- Da inclusão dos Gentios no
plano da Salvação, por isso fomos alcançados pelo evangelho e ter a
oportunidade de receber o batismo com o Espírito Santo, como aconteceu com Cornélio
e sua família.
- Da Igreja agregar, aos já participantes, outros que chegam para
integrar o grupo, sem acepção de pessoas.
- De cada pessoa não se isolar
do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.
8 – Leiam: Jo 3. 16 e At
10.34.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário