Adultos - A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia
Lição 03: O Perigo do Ensino ProgressistaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
O Perigo do Ensino Progressista. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para ilustrar o estudo do item III.3 da lição, utilizem a dinâmica “Cuidado! Busque a Santificação”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Cuidado! Busque a Santificação
Objetivo: Enfatizar a necessidade de um posicionamento quanto
à santificação, alertando os crentes quanto aos ideais do ensino progressita
que corrompe a fé cristã.
01
caixa
01
chocolate ou bala para cada aluno
Versículo
digitado: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em
toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
01
grampeador
Procedimento:
Antes
da aula:
Prendam
o versículo no chocolate utilizando o grampeador
Coloquem
dentro da caixa
Na
aula:
-
Apresentem uma caixa, não falem o que tem dentro.
-
Façam um certo suspense e depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a
mão dentro caixa.
Façam
uma contagem, escrevendo a quantidade dos:
Que
vão colocar a mão dentro da caixa
Que
não vão colocar a mão dentro da caixa
Que
estão indecisos
É
interessante que haja estes 03 tipos de pessoas.
-
Depois, peçam para que os alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa,
para que com cuidado ponham a mão dentro dela.
Isto
deve acontecer com todos os alunos que responderam afirmativamente. Orientem
para que não falem sobre o que pegaram.
Neste
momento, pode acontecer de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se
houver resistência, não insista.
-
Falem: Nesta atividade, vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as
pessoas possuem 03 ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma
vida de santidade, outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes.
Mas, Deus requer de nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade,
estando alerta quanto aos ideais do ensino progressita que corrompe a fé cristã.
-
Para concluir, abram a caixa e entreguem para eles um chocolate, com um
versículo fixado com grampeador: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede
vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário