RSS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição 10: Sofonias – O Juízo Vindouro

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

Costumeiramente, tenho colocado em todas as lições, esta parte inicial da aula. Parece ser desnecessário, mas não é! Mesmo sendo repetitivo, ainda há professores que desprezam este contato inicial com os alunos.
 Já constatei que em alguns blogs há uma cópia do que oriento para as aulas, entretanto é feita a retirada desta parte inicial. Entendo que dessa forma a aula está incompleta.
A repetição desta parte inicial pode servir para lembrar ao professor, mais uma vez, o quanto é importante estabelecer e manter vínculos com os alunos, e, esta é uma das formas de fazer isto. Como também pode servir para o professor que ainda não faz, saber o quanto é necessário e importante este momento no início da aula.
“Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Fp 3:1

- Iniciem o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Sofonias, o nono de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.  A lição tem como título “Sofonias – O Juízo Vindouro”.

- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Sofonias
2 – Quem era Sofonias
3 – Partes do livro e suas características
4 – Mensagem principal do livro

O conteúdo da lição deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprimir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais relevantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais. Preparem-se para ministrar a aula!

Se vocês desejarem conhecer mais sobre como fazer um Planejamento de Aula e saber informações sobre o desenvolvimento da aula, leiam o texto “Planejamento de Aula” e “A Aula”, na categoria Texto Pedagógico deste blog.

- Leiam o texto “Vem uma Tempestade”, que proporcionará a reflexão de que existe uma forma segura de escapar do julgamento de Deus.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “O que o futuro reserva para mim?”, que possibilitará a reflexão sobre a vida cristã pautada na Palavra de Deus, tendo o cuidado para não incorporar práticas pagãs.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios pedagógicos para as lições no Blog Atitude de Aprendiz.

7 comentários:

Christofer Freitas disse...

Graça e Paz!

Você acha que tem a possibilidade de postar essas dinamicas duas semanas antes das aulas? Estamos querendo fazer um trabalho na igreja que consiste em passar algumas dicas para os professores no domingo anterior da próxima lição e gostaria de passar suas dinamicas para eles. Como elas so saem na segunda feira véspera da lição, não da para repassar para eles.

O que acha?

Sulamita disse...

Christofer, que bom tê-lo aqui novamente.
Parabéns pela iniciativa em reunir os professores para passar dicas da próxima lição.
Quanto ao seu pedido, creio que não dá certo para mim.
Que tal se você indicar o blog para os professores acessarem durante a semana?
Na reunião com os professores seriam trabalhadas as questões pedagógicas, um pedagogo pode fazer isto de forma objetiva.

Uma pergunta: As dicas são para qual tipo de lição?

Christofer Freitas disse...

O que ocorre na minha igreja é que somente as aulas de jovens são atrativas. Está havendo muita ausencia nas irmãs e irmãos. Nos jovens acontecia o mesmo, mas para a Glória de Deus, quando começamos a trabalhar com eles, trouxemos dinamicas, premiaçoes, videos, etc. Como os irmãos e irmãs nao tem acesso a esse tipo de tecnologia, estavamos pensando nessas reunioes antes das aulas para passar algumas dicas, como dinamicas, perguntas interessantes, coisas desse tipo, que eles podem fazer sem tecnologia. Por isso pensei no seu blog. As demais faixas etarias, nao temos problemas. Quanto ao pedagogo, vou ter que olhar á na igreja sede.

Sulamita disse...

Christofer Freitas, a reunião só pode ocorrer no domingo?

Christofer Freitas disse...

Sim. Pensamos no sábado, mas todo sábado seria muito corrido. Dia de semana também é inviável. A princípio seria no domingo durante a propria escola dominical, para aqueles professores que nao tivessem dando aula naquele dia.

Sulamita disse...

Christofer, a ideia de reunir os professores no horário das EBD é muito boa.
Quando perguntei sobre a possibilidade de outro dia para a reunião, estava pensando durante a semana entre 3a e 5a feira, mas você afirma que inviável.
Bem, em todo em caso o seu pedido infelizmente não para mim no momento não dá certo.
Bom trabalho!

Christofer Freitas disse...

Obrigado mesmo assim. Aos que puderem acompanhar seu blog, vou incentiva-los. Paz!