Dinâmica:
Culto Doméstico
Objetivos:
Refletir sobre a importância
do Culto Doméstico.
Organizar um culto
doméstico.
Observar as alternativas de
tempo para a realização do Culto Doméstico.
Material:
01 cartolina, 01 pincel
atômico para cada grupo.
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Há
duas situações para realização da dinâmica. Escolha apenas uma delas.
Situação
01:
- Dividam a turma em grupos
de 3, 4 ou 5 alunos.
- Falem: Cada grupo
representa uma família. E vão agora organizar
um culto doméstico, observando os seguintes itens: dia, horário, local,
oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Os alunos devem observar
principalmente o dia e horário do culto, de acordo com as condições de tempo
dos integrantes do grupo. Afinal, estão simulando uma família.
- Depois, os grupos devem
escrever numa cartolina de forma objetiva os itens principais. Para isto,
forneçam para cada grupo 01 cartolina e 01 pincel atômico.
- Em seguida, as cartolinas
devem ser fixadas e os grupos devem apresentar o resultado, apontando as
dificuldades e as saídas para a organização do culto doméstico, principalmente
quanto ao dia e horário para sua realização. Neste momento, aparecerão várias
alternativas que poderão servir de exemplos para as famílias dos alunos.
Situação
02
- Após falar sobre a
importância do Culto Doméstico e como realizá-lo, organizem com os alunos um
Culto “Doméstico” com a turma.
- Falem: Vamos fazer de
conta que todos nós aqui fazemos parte de uma numerosa família e que convivemos
juntos numa mesma casa.
- Falem: Quais pontos já
estudados, precisamos pensar para que esta família se reúna em um Culto
Doméstico?
Aguardem as respostas. Certamente
serão apontados os seguintes itens: dia, horário, local, oração, cânticos,
leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Então, esta família deve
pensar nas saídas para realização do culto doméstico, observando as reais dificuldades
de tempo e horário, apontando alternativas para que todos os membros tenham a
oportunidade de participar, mesmo que em dias diferentes ou não.
Observem as mais variadas
formas de realização apontadas pelos alunos, que poderão servir de exemplo para
as famílias dos alunos.
0 comentários:
Postar um comentário